Semana da Leitura

5

Passando à acção os esforços para o estímulo e a promoção dos hábitos de leitura, a Presidência da República, através da iniciativa presidencial ‘Ler Mais, Saber Mais’, organiza a Semana da Leitura, todos os anos, de 23 a 27 de Abril. As duas primeiras edições foram preenchidas com actividades dedicadas aos professores, no dia em que se homenageia esta classe profissional tão importante para a nossa sociedade. Nos programas têm marcado presença escritores cabo-verdianos e vindos do exterior, com participações em debates, feira do livro, mesas redondas e diversas actividades nas escolas da capital e não só, como visitas e conversas com escritores. Questões à volta do livro e da leitura têm norteado as intervenções, e com especial destaque para os mais jovens, com actividades, contação de estórias, direccionados para estes. 

Temas como o Plano Nacional de Leitura, a Edição, Distribuição de livros, entre outros, trouxeram centenas de crianças e adolescentes à Sala Beijing, que também intervieram, colocando questões aos oradores convidados. Também contemplou a II Semana da Leitura o interior do país, nomeadamente o concelho de Santa Catarina, com a presença de S. E. o Presidente da República e a distribuição de livros a escolas e conversa aberta com alunos, sobre o livro e a leitura.

A iniciativa vem contando com diverssos parceiros, como o Ministério da Educação, Direcção Nacional da Educação, Biblioteca Nacional, IILP, Câmaras Municipais, Comissão Nacional da UNESCO, Univ Jean-Piaget, Academia Cabo-verdiana de Letras, entre outros.