20 | ABRIL | 2018 – Presidente da República recebe a Associação Cultural Grupo…

10

20 | ABRIL | 2018 – Presidente da República recebe a Associação Cultural Grupo Mon na Roda.
A Delegação chefiada pela Senhora Miriam Medina, acompanhada pelos dançarinos Euclides, Flávio e Nilson, foram recebidos pelo Presidente da República, na tarde de 20 de Abril do corrente. A Associação que completa 8 anos (próximo 17 junho) de existência e com cerca de 18 dançarinos, esteve reunido com o Presidente da República e apresentaram o resultado da última participação no campeonato do mundo de Dança Desportiva em Cadeira de Rodas na Holanda no passado 30 de Março (com cadeiras que pesam cerca de 8 kg a competir com dançarinos cujas cadeiras pesam 2-3 kg), onde arrecadaram 6 medalhas (2 de prata e 4 de bronze).
Reporte-se que Cabo Verde encontra-se no 5º lugar do Rank Mundial da modalidade, sendo único da África e pretende criar um federação dessa modalidade na África.

Outro assunto abordado pela associação, trata-se da participação na Gala a contecer em Setembro próximo, na Suíça, organizado pela Associação de Crioulos na Suíça, onde estarão representados cerca de 25 dançarinos de diversos países. A falta de verbas para as deslocações dos dançarinos foi uma das grandes dificuldades que a associação apontou, tendo a associação solicitado ao Presidente da República apoio junto do Governo para a concretização dos seus objectivos, (na orçamentação da sua participação nos campeonatos do mundo) junto do Ministério do Desporto, já que as palestras, demonstrações e espectáculos que têm feito não são significativos para custear as deslocações e participações nos campeonatos da modalidade.
A V Gala Internacional de Dança em Cadeira de Rodas acontecerá no dia 22 de Setembro de 2018.