07 | FEVEREIRO | 2018 – o Presidente da República recebeu na tarde de…

5

07 | FEVEREIRO | 2018 – S.E. o Presidente da República recebeu na tarde de 08 de fevereiro, em visita de cortesia, o senegalês de origem cabo-verdiana Jean Paul Dias, que se encontra no nosso país a convite do Ministro Ajunto para a Integração Regional.

O antigo Ministro senegalês, Jean Paul Dias, e o Presidente da República, trocaram pontos de vista sobre a nossa situação na CEDEAO; discutiram possíveis cenários relativamente à nossa continuidade ou não na Organização, mormente depois da perda do posto de Presidente da Comissão para a CEDEAO, em detrimento da Cote d’Ivoire, e afloraram a problemática do pagamento da taxa comunitária.

Jean Paul Dias aproveitou a ocasião para transmitir a S.E. o Presidente da República que, caso CV decida continuar na CEDEAO, -o que não seria uma má ideia, até porque tudo indica que o Governo não tem interesse em sair da CEDEAO-, terá que exigir os seus direitos; ser tratado em igualdade de circunstancias com os demais Estados membros no contexto da distribuição de postos estatutários, e tudo fazer para discutir com a CEDEAO determinados artigos do Tratado da CEDEAO, artigos esses que devem ser usados para pedir um tratamento especial enquanto país arquipelágico e com especificidades próprias. Um dos artigos sugeridos para futura discussão nas próximas reuniões da CEDEAO tem que ver com a questão da livre circulação, matéria que, na opinião de Jean Paul Dias, caso CV não tome medidas imediatas, poderá vir a ter muitos problemas futuramente.

Entende ainda Jean Paul Dias que, caso a CEDEAO não aceitar as nossas condições, CV deve repensar seriamente a nossa pertença à Organização.