Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca na 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas

27

S.E o Presidente da República participa na 73ª Assembleia Geral (AG) das Nações Unidas, para além de outros encontros bilaterais no âmbito da cooperação com outros Estados, em especial os da CPLP.

Programa Nova Iorque

Segunda-feira, 24 de Setembro,

09:30 – 18:00: Cimeira de Alto Nível – Nelson Mandela sobre a Paz

As Nações Unidas reconheceram, formalmente desde 2009, os valores humanistas que Nelson Mandela encarnou, os ideais de paz e fraternidade que abraçou e as causas por que lutou e pelas quais pagou com o elevado preço da privação da sua liberdade durante mais de 27 anos.

Esta Cimeira sobre a paz – Nelson Mandela aparece como exemplos que apoiam a Visão do Secretário Geral para a perenização da paz e o desenvolvimento sustentável. Exemplos onde a prevenção e o diálogo político têm impedido o despoletar de conflitos e onde o desenvolvimento tem reforçado as possibilidades de paz. Exemplos finalmente que encontramos na acção de Nelson Mandela feita tanto de luta política quanto de tolerância e persuasão dos ideais de justiça.

Terça-feira, 25 de Setembro

09:00 – 13:00 – Abertura do Debate geral da UNGA 73

Participação de S.E. o Presidente da República e Delegação na abertura do debate geral da AG-ONU

13:00 – 15:00 – Almoço do SG com os Chefes das Delegações

S.E. o Presidente da República participará no almoço que o SG oferece às Delegações

14H30 – Evento CV de lançamento da Mesa Redonda – PEDS

Quarta-feira, 26 de Setembro
07:30 – 17:00 – Segundo Fórum anual Global Bloomberg de Negócios

S.E. o Presidente da República participará nesse evento, defendendo a causa de CV em matéria de atracção de investimentos dos empresários americanos para o nosso país. Nesta reunião haverá a presença da Presidente do FMI Christine Lagart, Presidente do Banco Mundial, o filantropo e patrono do Fórum, Sr. Michael Bloomberg a quem o Sr. PR escrevera uma carta no ano passado apelando para ajuda a projetos no quadro da deportação dos nossos jovens dos EUA.

15H00 – Intervenção de S.E. o Presidente da República na 73ª AG-ONU

O Senhor Presidente da República irá centrar a sua alocução nos temas como os direitos humanos, cuja Declaração universal dos DH completa 70 anos no próximo dia 10 de Dezembro do ano em curso, e sobre a abolição da pena de morte. Falará do percurso e ganhos que Cabo Verde tem tido nesta matéria, fruto de politicas assertivas dos sucessivos governos.

Igualmente, irá falar do percurso de CV em matéria de desenvolvimento sustentável, sua democracia e sobre a realização de uma mesa redonda em Paris, apelando os parceiros de desenvolvimento do nosso país a participarem nessa importante reunião que terá lugar no mês de Dezembro deste ano.

17:00 – 18H30 – Reunião dos Chefes de Estado / Governo e / ou MNE da CPLP

Esta Reunião conta ainda com a presença da Secretária Executivo da CPLP

Será um encontro informal onde os Chefes de Estado poderão trocar pontos de vista sobre a nossa presidência em curso e onde, possivelmente, poderão falar sobre a data para a tomada de posse do novo Secretário Executivo da CPLP.

Debruçar-se-ão sobre a organização da semana dos Oceanos que decorrerá de 20 a 27 de novembro de 2018, em Mindelo – CV.

Realização do Encontro dos MAI sobre a Mobilidade também em novembro e em Mindelo

Substituição do Director do IILP

Quinta-feira, 27 de Setembro

10:00 – 18:00: Reunião de Alto Nível sobre as Doenças Não Transmissíveis (NCD) – Presidente Jorge Carlos Fonseca recebe Prémio UN Interagency Task Force

Presidente da República será agraciado com o Prémio UN Interagency Task Force pela iniciativa presidencial para a prevenção do uso abusivo do álcool, através da campanha ‘Menos Álcool, Mais Vida’, desenvolvida em Cabo Verde, em parceria com os Ministérios da Saúde e da Segurança Social e da Educação, Família e Inclusão Social, sob proposta da OMS Cabo Verde, reconhecimento pelo cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Falará sobre a mudança epidemiológica em Cabo Verde com maior incidência das Doenças não transmissíveis, os ganhos e desafios neste domínio. Igualmente, irá falar sobre a questão do alcoolismo e das medidas em curso para atenuar o flagelo do álcool em CV.

Encontro S.E. Presidente da República com Secretário Geral da ONU

Relações CV – SNU (Vulnerabilidades, Desenvolvimento e Apoio do SNU no quadro da reforma em curso),
O apoio da ONU à realização no âmbito da Presidência da CPLP por Cabo Verde, da IV Conferencia Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Mundo (incluindo nas Nações Unidas)

O Presidente da República irá reiterar convite ao SG para visitar Cabo Verde.

Encontros Bilaterais

3. Luxemburgo: (Reforço de cooperação entre os dois países e abordagem sobre a visita de Estado, próximo mês de Maio de 2019)

4. Países-Baixos: S.E. o Presidente da República encontrar-se-á com o PM dos Países Baixos para tratar de algumas questões sobre a cooperação com a Holanda e sobre a visita do Presidente da República aos Países Baixos no próximo mês de Dezembro.