Presidente da República reúne-se com os Chefes de Estado da CPLP

16

Presidente da República reúne-se com os Chefes de Estado da CPLP

À margem da 73 Assembleia Geral da ONU, o Presidente da Republica teve hoje, 25 de Setembro, uma reunião informal com os Chefes de Estado da CPLP , com vista à troca de ideias sobre várias questões, entre as quais a sobre a nomeação de um novo Director Executivo do IILP; as eleições em alguns países da Comunidade ( Brasil, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), bem como a questão sobre a tomada de posse do novo Secretário Executivo da CPLP que terá lugar na Sede da Organização em Lisboa, em data a ser acertada posteriormente.

Foi uma ocasião para os países da Comunidade CPLP que vão às eleições este ano, fazer o ponto de situação dos preparativos em curso, que, conforme foi dado a conhecer, decorrem na normalidade.
Relativamente às eleições que se avizinham na Guiné Bissau, ficou retida a informação de que Angola e o Brasil irão apoiar financeiramente esse país no processo das eleições, cujos montantes já foram disponibilizados.

Guiné Bissau aproveitou para apresentar o seu candidato ao posto de Director do IILP, que mereceu o apoio unânime de todos os países da CPLP.