Presidente da República recebe Giuseppe Nicolli, Presidente da Câmara Municipal de Noli

9

O Presidente da República recebeu, na tarde de 17 de Outubro, em visita de cortesia, Giuseppe Niccoli, Presidente da Câmara Municipal de Noli, Itália, que está no país no âmbito do estabelecimento de relações com a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, através da assinatura de um protocolo de geminação para o reforço dos laços de cooperação e amizade nas áreas que fomentam o progresso e desenvolvimento dos dois municípios.

O Presidente da Câmara Municipal de Noli referiu-se a esta parceria como importante e histórica para a sua cidade e gentes, porquanto extravasa a esfera institucional, abarcando as famílias, a sociedade civil, as empresas, celebrando, simultaneamente, a figura de António da Noli, um filho do seu Município e um dos descobridores do arquipélago de Cabo Verde.

O presidente da república regozijou-se com as boas informações avançadas seja pelo edil de Noli, seja pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago e desejou os maiores sucessos nesta parceria importante que ora se estabelece entre esses dois Municípios e povos.

A parceria foi possível com a intermediação de Maria Silva, cabo-verdiana residente na Itália, Presidente da Associação Kriol-itá com sede na Itália.

Antonio da Noli, numa das viagens de exploração em que participou, descobriu, em 1460, as ilhas do Fogo, Maio, Boa Vista e Sal.