Discurso do Presidente da República na apresentação de cum…

82

 
 

 

Discurso do Presidente da República na apresentação de cumprimentos de Ano Novo do Corpo Diplomático
Salão Nobre do Palácio do Presidente da República, 22 de Janeiro de 2020

Senhor Decano do Corpo Diplomático, Sua Exa. o Senhor DU XIAOCONG Embaixador da China
Senhores membros do Corpo Diplomático acreditado em Cabo Verde,
Senhores Representantes de Organismos Internacionais

É com muito prazer que dou as boas vindas a Vossas Excelências a esta singela, mas de muito significado para nós, cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo.
Saúdo Vossas Excelências e muito cordialmente o vosso Decano, Sua Exa. o Senhor DU XIAOCONG, Embaixador da China, a quem agradeço pelas palavras muito simpáticas que acaba de dirigir à minha pessoa, à minha família e ao Povo de Cabo Verde.
Desejo a Vossas Excelências e às vossas excelentíssimas famílias um Ano de 2020 de muita saúde, acima de tudo, de paz e de muitas realizações, tanto no plano pessoal quanto no profissional. Aos países e organizações que Vossas Excelências representam e com os quais Cabo Verde mantém as mais cordiais relações de amizade e de cooperação, endereço os meus sinceros votos de muita paz e prosperidade, augurando o melhor para os respectivos povos e comunidades.

Excelências,
Este não será, porventura, o momento próprio para se fazer um balanço das actividades e realizações do Estado de Cabo Verde, nem para tecer considerações sobre os acontecimentos internacionais vivenciados no ano findo. Gostaríamos, sim, de registar, com muito agrado, a excelência das relações de amizade e de cooperação, que vimos mantendo com os países e organizações aqui representados e destacar, com muito apreço, o contributo pessoal de Vossas Excelências na promoção e fortalecimento dessas relações.
Apesar das dificuldades económicas e sociais criadas pela ausência de chuva no ano de 2019, situação que prevalece há mais de três anos, apraz-nos notar que Cabo Verde continua com os seus esforços de desenvolvimento, para o que contou e conta com o interesse e a ajuda dos vossos países e organizações nesses mesmos esforços de desenvolvimento. Cabo Verde vem, paulatinamente, se tornando numa sociedade mais aberta, crítica e determinada, com uma população mais preparada para os desafios do futuro, num país onde as instituições democráticas se afirmam e se consolidam e o estado de direito ganha solidez. Com o vosso apoio, venceremos os desafios e ultrapassaremos as dificuldades, que os temos, naturalmente. Sobremaneira, as do desenvolvimento harmonioso e inclusivo, sempre num regime fundado nas liberdades.

Excelências,
Embora, como já referido, não pretendamos nesta ocasião fazer uma incursão na politica externa, gostaríamos, no entanto, de sublinhar o nosso desejo de que o Ano 2020 seja portador de um clima internacional mais pacífico e mais estável do que foi o ano anterior, clima este que todos devemos ajudar a fomentar e acarinhar.
Por vocação e por opção, Cabo Verde disponibiliza-se, como sempre, a continuar a trabalhar com todos os Povos e países para a melhoria da situação internacional e para o reforço da paz e da segurança internacionais.
Mais uma vez agradeço os votos que me foram formulados por Vossas Excelências, na pessoa do vosso Decano.
Feliz Ano de 2020 a todos!
Muito obrigado!