Visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde ao Senegal

14

Visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde ao Senegal

A convite de Sua Excelência o Presidente da República do Senegal Senhor Macky Sall, Sua Excelência o Presidente da República Jorge Carlos de Almeida Fonseca efetuará uma Visita de Estado ao Senegal de 26 a 28 de abril de 2018.

Esta visita vem sublinhar a natureza privilegiada dos laços históricos de amizade, fraternidade e cooperação que unem os dois países e povos e sedimentará o propósito de ambos de impulsionar e aprofundar as relações bilaterais no quadro da sólida e multifacetada parceria que se pretende erigir Cabo Verde e o Senegal.

Durante a sua estadia no Senegal, S. Exª o Presidente da República, terá no dia 26 de abril no Palácio Presidencial um tête a tête com o seu homologo. Seguidamente, S. Exª o Presidente da República participará numa Sessão Solene na Assembleia Nacional do Senegal, altura em que dirigirá uma alocução aos parlamentares, corpo diplomático residente e à comunidade cabo-verdiana radicada no Senegal.

No dia 27 de abril, S. Exª o Presidente da República, proferirá uma aula magna na prestigiada Universidade Cheikh Anta Diop de Dacar dirigida a comunidades universitária senegalesa e cabo-verdiana. Igualmente, terá encontros com a comunidade cabo-verdiana radicada no Senegal, nas cidades de Dacar e Thies.

No quadro desta visita serão assinados importantes instrumentos jurídicos: uma Convenção para Evitar a Dupla Tributação e prevenir a Evasão Fiscal, um Acordo de cooperação no domínio da Saúde, um Protocolo de Cooperação no domínio da Comunicação Social e um Protocolo de Cooepração em matéria de qualidade, normalização e actividades conexas – pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros respetivos, Suas Excelências, Senhor Luis Filipe Lopes Tavares e o Senhor Sidiki Kaba, na presença dos dois Chefes de Estado.

S. Exª. o Presidente da República far-se-á acompanhar nesta visita de Estado, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Luis Filipe Tavares por uma Delegação de alto nível.