Image not available

“Sua Alteza Real, Por ocasião da Festa Nacional do Grão-Ducado de Luxemburgo, tenho o agradável prazer de endereçar a Vossa Alteza Real, ao Governo e ao Povo do Luxemburgo as minhas calorosas felicitações e meus melhores votos.

Image not available

Tendo tomado conhecimento do passamento da sua saudosa esposa Luisa Queirós, vítima de doença prolongada, é com profunda tristeza que, em meu nome pessoal e no do Povo de Cabo Verde, rendo homenagem à memória dessa filha de Portugal e de Cabo Verde que trabalhou de forma abnegada em prol da promoção da nossa cultura.

Image not available

Excelentíssimo Senhor José Eduardo Agualusa, M.D. Escritor. Foi com muita satisfação que recebi a notícia da atribuição do Prémio Literário Internacional de Dublin à sua ‘Teoria Geral do Esquecimento’. Satisfação como Chefe de Estado de Cabo Verde e, igualmente, como cidadão deste pequeno arquipélago e país que, feito de muitos pedaços e cores do mundo, construiu uma nação generosa e amante da liberdade e da justiça.

Image not available

O Presidente da República Dr. Jorge Carlos Fonseca recebeu em visita de cortesia no dia 19 de junho, o Senhor Romain Schneider, Ministro da Cooperação e Acção Humanitária e Ministro do Desporto do Luxemburgo.

Image not available

Comemora-se hoje o Dia da Criança Africana, sob o lema “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável para as Crianças em África: acelerar a protecção, a capacitação e igualdade de oportunidades." Associo o meu afecto aos olhares e sorrisos que brotam da alma de todos os meninos e meninas e que traduzem a esperança no futuro deste continente, tão cheio de potencialidades e desafios.

Image not available

O Presidente da República recebeu, em audiência de cortesia, na tarde de 15 de Junho, o Cônsul Honorário de Cabo Verde na Galiza

Image not available

Mensagem de Felicitações de SE o Presidente da República de Cabo Verde ao Exmo. Sr. Dr. José Luís de Jesus.

Image not available

Mensagem de felicitações de SE o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, ao Lisandro Cuxi, vencedor da 6ª edição do «The Voice France 2017» Nice- França.

Image not available

Senhor Presidente, Excelência, É com muita honra e satisfação que me dirijo a Vossa Excelência para o cumprimentar e felicitar por ocasião de mais uma data comemorativa do dia Nacional da Rússia. Permita-me, deste modo, em nome do Povo de Cabo Verde e em meu nome próprio, endereçar, através de Vossa Excelência, as minhas mais vivas felicitações e uma calorosa saudação ao Povo da Federação da Rússia pelo dia 12 de Junho, data muito importante na história recente da Rússia contemporânea.

Image not available

S.E. o Presidente da República recebeu, em audiência, na tarde de 13 de junho, do corrente, o Bastonário da Ordem dos Advogados de Portugal, Dr. Guilherme Figueiredo.

Image not available

Discurso pronunciado por Sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Dr. Jorge Carlos de Almeida Fonseca, por ocasião do juramento dos Soldados da 1ª. Incorporação de 2017 no Centro de Instrução Militar “Zeca Santos” do Morro Branco – S. Vicente. Morro Branco, 11 de Junho de 2017

Image not available

Na Guarda Costeira, em São Pedro, S.E. o Presidente da República e Comandante Supremo das FA, Dr. Jorge Carlos de Almeida Fonseca, acompanhado do CEMFA, Major-General, Anildo Morais foi recebido pelo Sr. Comandante da Guarda Costeira, Capitão de Navio Pedro Querido Teixeira Santana.

Image not available

Dando seguimento à visita ao Estado-Maior das FA, S.E. o Presidente da República e Comandante Supremo das FA, Dr. Jorge Carlos de Almeida Fonseca foi recebido por S.E. o Chefe do Estado Maior, Major-General, Anildo Morais e o Sr. Comandante da Primeira Região Militar, Tenente Coronel Graduado José Rui Neves, com Honras Militares, na sua primeira visita a essa região, depois de eleito para o segundo mandato.

Image not available

Mensagem de felicitações de SE o Presidente da República de Cabo Verde ao homólogo Português pela celebração de mais um aniversário do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Image not available

É com grande satisfação que coloco, sempre, o Selo do Presidente da República sobre eventos que têm como propósito ultrapassar desafios e resolver problemas que originam e podem perpetuar uma irrazoável desigualdade, social, económica ou outra. É, pois, com esta mesma satisfação que me associo ao Governo de Cabo Verde, aos parceiros internacionais bem como aos profissionais do sector da água e saneamento e da saúde pública, para, enquanto Presidente da República, mas, seguramente, também enquanto cidadão, participar no processo de construção de soluções para o grave e persistente problema de água e saneamento que afecta o nosso País.

Image not available

O senhor Ministro da Função Pública e Modernização da Administração de Cotê d´Ivoire, Sr. KouaKou Pascal Abinam, acompanhado pelo homólogo cabo-verdiano, Olavo Correia, efetuou, na tarde de 06 de maio, do corrente, uma visita de cortesia ao Senhor Presidente da República, a quem informou sobre os objetivos da deslocação a Cabo Verde.

Image not available

No âmbito da 51ª Cimeira da CEDEAO, realizada em Monróvia, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, teve um encontro bilateral com o Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e as respectivas delegações.

Image not available

Intervenção de S.E. o Presidente da República de Cabo Verde na 51ª Cimeira da CEDEAO Monróvia - Libéria, 4 de Junho de 2017

Image not available

Presidente da República chega a Monróvia- Libéria para participar da 51ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.

Desígnios Assumidos

Proponho um novo quadro presidencial, balizado pelo sistema de governo previsto na Constituição da República e pelos desafios atuais da Nação cabo-verdiana.

Ler Mais

Nossas Ilhas, Nossa Gente

Escreva ao Presidente

O formulário oferece uma interface gráfica para o envio de correio eletrónico para o Presidente da República. Pode ainda enviar a sua mensagem por correio tradicional (por favor, ver rodapé).

Formulário

Magistratura de InfluênciaJUNTO DAS PESSOAS

 

Mensagens

Mensagens do Presidente da República dirigidas à Nação, bem como as de felicitações e de condolências que o Presidente da República envia.

Ler mais ...

 

Diáspora | Visitas e Contactos

O Presidente da República reconhece e enaltece o espírito combativo, diligente e inovador que sempre caracterizou os cabo-verdianos espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Ler mais ...

 

Discursos

Intervenções públicas do Presidente da República a nível nacional e internacional, nas mais diversas ocasiões.

Ler mais ...

 

Palavras do Cidadão

Uma magistratura aberta e participativa, empenhada em envolver os cidadãos em todas as questões relevantes.

Ler mais ...

image
 

Actualidade

Procura-se manter o sítio da Presidência permanentemente atualizado de forma a dar informação útil a todos os cidadãos sobre as ações do Presidente da República.

Ler mais...

 

Visitas de Estado e Oficiais

Todos os detalhes sobre visitas de estado e oficiais efetuadas e recebidas pelo Presidente da República.

Ler mais...

 

Outras Visitas e Contactos

Informações sobre outras visitas e contactos efetuados pelo Presidente da República.

Ler mais...

 

Publicações

Publicações da Presidência da República.

Ler mais...

 

Entrevistas / Artigos

Entrevistas concedidas pelo Presidente da República, e artigos publicados.

Ler mais...

 

Mobile ReadyThe responsive layout allows the site to adapt to mobile layout.

image

Conhecer Cabo Verde, pensar o país!

Não é fácil medir a «força» da Constituição hoje no nosso Cabo Verde, mas creio não haver muitas dúvidas de que nos últimos anos tem havido um crescimento notável da «cultura constitucional» entre nós. Passo a passo, com o empenho e a determinação de muitos, com perseverança e espírito pedagógico, ela vai germinando e ganhando caminhos e defensores, sendo hoje a sua «invocação» quase normal, natural, «banal», quase um «costume». (…) De todo o modo, é preciso estarmos atentos e continuarmos firmes na afirmação, defesa e promoção da Constituição, pois isso vale a defesa, a firmação e a promoção crescente e incondicionada da democracia. Pela enésima vez: somos e queremos ser um estado constitucional e nele não há democracia fora da Constituição e muito menos contra a Constituição. Lembramo-nos, neste contexto, de uma curiosa afirmação do pensador António Sérgio: devemos «treinar» diariamente a liberdade e a cidadania. Nada mais certo e ajustado!

JORGE CARLOS FONSECA | 06 de Junho de 2015

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Discurso pronunciado por Sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Dr. Jorge Carlos de Almeida Fonseca, por ocasião do juramento dos Soldados da 1ª. Incorporação de 2017 no Centro de Instrução Militar “Zeca Santos”

image

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Excelência,Senhor Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Excelência, Senhor Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente, Excelência Senhores Membros do Conselho Superior de Comandos, Senhores Oficiais Superiores, Senhores Combatentes da Liberdade da Pátria, Senhores Oficiais Capitães, Subalternos, Sargentos e Praças, Senhores Representantes dos funcionários civis das FA, Senhores jornalistas, Caros concidadãos, Minhas Senhores e meus Senhores, Saúdo, de forma particular, os soldados que acabam de prestar o juramento de fidelidade à Pátria durante esta importante e simbólica cerimónia de Juramento de Bandeira.

É com muita honra e prazer que aceitei o convite do Senhor Ministro da Defesa e do Senhor Chefe do Estado Maior das Forças Armadas para presidir esta cerimónia, momento ímpar que marca o culminar do período de instrução básica e o início de uma nova etapa, enquanto soldados prontos para o cumprimento da honrosa missão de defesa dos valores essenciais da ordem constitucional. A estes quatrocentos e trinta e oito jovens que, após dois meses de formação básica, prestaram o juramento de Bandeira, apresento as minhas felicitações e manifesto os meus votos de muitos sucessos e de elevado nível de desempenho nas suas obrigações militares para com a Nação Cabo-verdiana.

Caros jovens soldados, Com o juramento que acabam de prestar, assumem uma responsabilidade de grandeza tão elevada que se encontra consagrada na mais importante Lei da República que é a nossa Constituição. Como já tive a oportunidade de afirmar, a defesa do nosso território, da nossa soberania e do nosso sistema democrático compete a todo o cidadão, mas, em primeiríssimo lugar, às Forças Armadas do país, prestigiada e importantíssima instituição, da qual, a partir deste momento, todos vós passam a fazer parte.

A Nação cabo-verdiana vê renovada a certeza em si própria cada vez que jovens filhos desta terra se comprometem, solenemente, a aceitar tão nobre encargo e a consentir todos os sacrifícios para que continuemos a ser um país independente, uma Nação democrática, a Pátria de todos os cabo-verdianos, mesmo, que para tal, tenha de dar a própria vida. Felicito, de igual modo, os vossos familiares que, certamente, se sentem felizes e orgulhosos neste momento especial nas vossas vidas e na vida do país. Saúdo todos os Oficiais, Sargentos e Praças, que, enquanto instrutores, administrativos e monitores, deram o seu máximo para que os resultados hoje atingidos fossem os melhores, transmitindo aos formandos valiosos conhecimentos cívicos e militares.

Os nossos agradecimentos são extensivos a todos trabalhadores civis que, com determinação e zelo, contribuíram para o sucesso desta missão. Aproveito, também, para dirigir uma palavra especial reconhecimento à população de São Vicente pela sua participação entusiástica nesta cerimónia de juramento de bandeira, facto que se tornou, nesta ilha, uma tradição de digna menção.

Permitam-me, ainda, manifestar o meu apreço aos Comandos do Pessoal das Forças Armadas da Primeira Região Militar, à Direção do Centro de Instrução Militar “Zeca Santos” e ao corpo de Instrutores pelo trabalho abnegado que nos traz a este momento solene, o culminar de todo o período de instrução básica e o final de uma longa caminhada percorrida por estes jovens que hoje se tornam militares. Minhas Senhoras e meus Senhores, Ao contemplar estas centenas de jovens que constituem um dos mais belos rostos da Nação, que, no dia-a-dia, com muita determinação e entrega estamos a construir, desejo ardentemente que as limitações que o recrutamento militar tem conhecido nos últimos tempos estejam em vias de ser ultrapassadas para que todo o jovem cabo-verdiano possa, efectivamente, ter a possibilidade de passar por este processo de fortalecimento dos mais altos valores que enformam o nosso país.

É fundamental que esta instituição que tem o condão de, periodicamente, proceder a uma importante formação de jovens de todo o país possa exercer essa nobre função sem restrições.

Senhor Ministro da Defesa Nacional,

Excelência Senhor Chefe do Estado Maior das Forças Armadas,

Excelência Senhor Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente,

Minhas senhoras e meus Senhores,

No passado dia 29 de Maio, na qualidade de Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, inaugurei um novo ciclo de visitas às Forças Armadas no Estado Maior, ao Comando da 3ª. Região Militar e a outras unidades da Ilha de Santiago. Ontem, visitei os Comandos da Guarda Costeira e da 1ª. Região Militar e, brevemente, visitarei a 2ª. Região Militar, com sede na Ilha do Sal.

Durante as visitas já realizadas, pude verificar que as reformas em curso nas Forças Armadas têm como premissa a necessidade de permanente actualização e aperfeiçoamento desta organização, devendo traduzir-se na melhoria da capacidade de integrar e interpretar o conceito estratégico de defesa e segurança, na plena assunção da prestação cívica que se espera dela e na sua completa entrega às causas da Nação cabo-verdiana.

É verdade que existem, ainda, carências e dificuldades financeiras e materiais para a cabal realização dessas reformas que demandam investimentos significativos por parte do Governo para que as FA estejam em condições de cumprir, em tempo real, a sua missão, mormente enquanto pilar não só da nossa defesa, mas também da segurança, em parceria com as restantes forças de manutenção da ordem e do bem-estar dos cidadãos, à luz da Constituição.

Naturalmente que, em diálogo permanente com o Governo, estimulo a intensificação de esforços no sentido de, no quadro da complexa situação financeira do país, serem disponibilizados os meio necessários à concretização da reforma das Forças Armadas, capacitando-as cada vez mais para enfrentar os desafios que o mundo moderno a cada dia coloca.

Senhor Ministro da Defesa, Senhor Chefe do Estado Maior, Caros concidadãos, As Forças Armadas devem assumir a vanguarda da educação e formação patriótica dos jovens Cabo-verdianos e o Centro de Instrução Militar “Zeca Santos”, uma escola de formação militar por excelência, mas também um espaço de aprendizado e de consolidação da cidadania, do patriotismo e do civismo, e onde, anualmente, centenas de recrutas, recebem a preparação cívico-militar para o cumprimento da elevada missão de defesa, tem sido uma escola de valores e ideais.

Os jovens oriundos de todos os cantos do país, unidos pelo objectivo comum da Defesa e Segurança do País, constituem uma condição impar para a união e reforço dos laços da fraternidade e da união do nosso povo. Para além do programa Soldado Cidadão, o qual deve ser mantido e reforçado com meios financeiros, devem ser criados estímulos outros, para que todos os jovens possam passar por esta escola importante de vida.

Na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas penso que o aprofundamento do inestimável valor da disciplina, do rigor, do respeito pela hierarquia, do amor à Pátria, do culto de valores positivos, como a vida, a liberdade, a solidariedade, terão sido uma constante nesta ingente tarefa de formar homens dispostos e capacitados para erguer, cada vez mais, o nome do país. Minhas Senhoras e meus Senhores, Permitam-me aproveitar esta oportunidade para manifestar a minha satisfação pelos resultados obtidos nesta 1.ª Incorporação de 2017 e para agradecer a calorosa e cordial recepção de que fui alvo.

Queiram registar que, na qualidade de Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, estarei sempre perto da nossa instituição e tudo farei, dentro dos limites dos meus poderes, para que, com o Governo e outros parceiros, sejam encontradas as melhores soluções para os problemas existentes. Termino formulando os meus votos de muitos sucessos a todos, quer aos que optarem por fazer carreira nas fileiras das Forças Armadas, quer aos que decidirem aplicar os conhecimentos adquiridos na vida civil. Declaro encerrada a cerimónia de juramento da 1ª Incorporação da escola dos recrutas de 2017.

Viva as Forças Armadas de Cabo Verde!

Lutar e Vencer!

Viva Cabo Verde!

Muito obrigado

Agenda do Presidente

image
 

Informações actualizadas

Partilhamos consigo a agenda do Presidente da República com as principais ações previstas para as próximas duas semanas.

  • 09 | Junho | 2017 +

    Presidente da República desloca-se a São Vicente para uma visita oficial à 1ª Região Militar (Cerimónia de juramento da bandeira) e aos Comandos da Guarda Costeira.
  • 08 | Junho | 2017 +

    Presidente da República recebe visita de cortesia da Equipa somos CV e apresentação desse Projecto Equipa constituído por: - Ana Margarida Conde, - Jair Sousa, - Abdulay Fonseca, - Evelise Cardoso
  • 06 | Junho | 2017 +

    Presidente da República recebe o Ministro da Função Publica e Modernização da Administração da Costa de Marfim, Sr. KouaKou Pascal Abinam.
  • 04 | Junho | 2017 +

    Presidente da República participa na 51ª Cimeira CEDEAO - Libéria
  • 02 | Junho | 2017 +

    Presidente da República recebe Ministro da Agricultura e Ambiente, Doutor Gilberto Silva
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.