Image not available

O Chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, presidiu a IIª Assembleia Geral da Rede Laço Branco no dia em que se comemora o dia do Pai

Image not available

O Chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, presidiu a abertura do Encontro Nacional de Assistentes Sociais de Cabo Verde na Universidade de Santiago, Cidade de Assomada

Image not available

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, efetuará uma visita de Estado a Cabo Verde, a convite do Presidente Jorge Carlos Fonseca, entre os dias 8 a 12 de abril. Trata-se de uma visita com uma forte componente político-diplomática, que muito contribuirá para a consolidação dos laços histórico-culturais, de cooperação e de amizade entre os dois países. Durante a visita, particular relevo será dado às componentes educativa e da investigação académica, áreas em que os dois países vêm apostando fortemente no quadro do seu relacionamento bilateral, por serem especialmente importantes para as camadas mais jovens dos povos cabo-verdiano e português. As vertentes económica e de cooperação na área da defesa constarão igualmente das conversações entre os dois Chefes de Estado e respetivas delegações.

Image not available

O Presidente da República recebeu, em audiência, na manhã de 14 de março de 2017, uma delegação dos trabalhadores do Novo Banco, encabeçada pela senhora Ivanilda Cruz. Assumindo a posição de porta-voz dos trabalhadores, Ivanilda Cruz informou ao Presidente da República a razão do pedido de audiência que, segundo ela, “prende-se com a necessidade de informar o Chefe de Estado, a actual situação dos trabalhadores do Novo Banco” e pedir a sua intervenção no sentido de lhes ajudar a encontrar uma solução, a mais razoável, para os sessenta trabalhadores dessa instituição financeira que vai fechar as portas. Segundo a porta-voz, foram “pegos de surpresa com a notícia do fecho do Novo Banco”, e querem ver até onde a voz do senhor Presidente pode lhes ajudar naquilo que são os seus intentos. “O que queremos é a continuidade dos postos de trabalho porque é o nosso sustento”, informou.

Image not available

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, fez, na manhã de 13 de Março, uma visita à Agência de Regulação das Aquisições Públicas durante a qual se inteirou da estrutura organizativa da Agência, da sua missão e, obviamente, dos trabalhos realizados e dos desafios do futuro. De entre estes se salienta a urgente necessidade de formar e de informar os agentes económicos e a sociedade em geral sobre o papel da Agência Reguladora bem como sobre os procedimentos a seguir nos processos de contratações, concursos e adjudicações de obras.

Image not available

"Excelência, Senhora Presidente e cara irmã, Por ocasião da celebração da vossa festa nacional no próximo dia 12 de março, apresento a Vossa Excelência, em nome do Povo de Cabo Verde e em meu nome pessoal, as minhas mais vivas felicitações pela importante data. Aproveito igualmente a oportunidade para reiterar a Vossa Excelência o firme desejo de Cabo Verde em estreitar cada vez mais os laços de cooperação e de amizade entre os nossos dois Países e Povos, amantes da liberdade, da democracia e da paz. Formulo uma vez mais os meus votos de prosperidade e de continuados progressos ao seu País e ao Povo irmão da Republica da Maurícia. Reiterando as minhas felicitações, queira aceitar, Excelência, os protestos da minha mais alta consideração".

Image not available

"Excelência, Foi com muito interesse que acompanhei o processo eleitoral ocorrido recentemente no seio do Conselho Europeu e que culminou com a reeleição de Vossa Excelência ao importante cargo de Presidente do Conselho Europeu. Permita-me apresentar-lhe as minhas cordiais felicitações pela sua eleição. Gostaria de aproveitar esta ocasião para reiterar o firme propósito do meu país em continuar a trabalhar com todas as instituições da União Europeia, e particularmente com Vossa Excelência, para o fortalecimento cada vez mais dos laços de cooperação existentes entre a União Europeia e o meu país. Renovo a Vossa Excelência votos de continuados sucessos nas suas funções e as minhas felicitações pela grande vitória nessas eleições. Queira aceitar, Excelência, os protestos da minha mais alta consideração".

Image not available

Presidente da República recebeu, em audiência, no dia 08 de março, a Bastonária da Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV), Dra. Sofia De Oliveira Lima. Um dos principais assuntos tratados com o Presidente da República tem a ver com os projetos que a OACV tem em carteira para enfrentar a nova fase da instituição. Segundo a Bastonária, a OACV tem centenas de estagiários, “em 2001 eram pouco mais de 100 (cem) os advogados inscritos na OACV, hoje já ultrapassam os 600 (seiscentos), número para o qual muito contribuem os advogados estagiários”, sublinhou. Disse ainda que a OACV pretende apostar na Deontologia Profissional, passando esta a constituir uma das áreas de formação obrigatória dos advogados estagiários, juntamente com as do Processo Penal e Processo Civil.

Image not available

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebeu, em audiência, na manhã de 08 de Março, a comissão de organização dos festejos de Tabanka de Achada Santo António. A audiência, solicitada pela comissão de organização dos festejos de Tabanca de Achada Santo António , visou sensibilizar o Presidente da República para a necessidade de aderir a um projeto de valorização de um ativo cultural importante do País que é a festividade de Tabanka e, ao mesmo tempo, ouvir a opinião do mais alto Magistrado da nação acerca da pertinência do projeto "Casa de Tabanka de Achada de Santo António", enquanto escola de resgate de uma marca identitária “cujas raízes remontam ao século XVI” e um potencial espaço cultural destinado à formação e sensibilização dos jovens sobre a importância das questões à volta do Património Cultural.

Image not available

O Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, José Pedro Nunes Soares, foi recebido em audiência, na manhã de 07 de Março de 2017 pelo Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca a quem convidou para presidir a Comissão de Honra das Comemorações do Primeiro Centenário do Município do Tarrafal bem como a Sessão Solene da Assembleia Municipal comemorativa da data. O Presidente da República agradeceu o amável convite e, afirmou que se sente honrado, pelo que estará presente nessas comemorações que terão lugar no próximo dia 25 de Abril.

Image not available

O Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, recebeu, na manhã de 06 de Março do corrente ano, a Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Dra. Maria Teresa Évora Barros. A Magistrada Judicial que se encontra no final do Mandato enquanto Presidente do CSMJ esteve reunida com o Presidente da República para falar sobre a Instituição que presidiu nos últimos anos. A Presidente do CSMJ agradeceu a confiança depositada por S.E. o Presidente da República na sua pessoa, e mostrou-se satisfeita com o trabalho desempenhado ao longo do seu mandato, nomeadamente, a instalação das Relações, a nomeação de Juízes Conselheiros, a recente integração no quadro de 14 (catorze) juízes.

Image not available

Excelência, Senhor Presidente e Caro irmão, Por ocasião de mais um aniversário da Festa Nacional do seu País, gostaria de, em nome do Povo de Cabo Verde e em meu nome pessoal, endereçar, a Vossa Excelência e ao Povo irmão do Gana, as minhas mais calorosas felicitações. Reitero igualmente a Vossa Excelência os meus votos de progressos e paz para o seu país e Povo irmão do Gana. Queira aceitar, Excelência, os protestos da minha mais alta consideração.

Image not available

Gostaria de a felicitar pela assumpção das suas funções como Embaixadora da República do Senegal em Cabo Verde e desejar-lhe os melhores sucessos no seu desempenho. Espero que a Senhora Embaixadora e a sua Família se sintam bem no nosso país e se sintam em casa! Espero, igualmente, que durante a sua estada no nosso País tenha a oportunidade de viajar pelas diferentes ilhas e conhecer um pouco a nossa cultura e a nossa gente. Certamente encontrará também muitos dos seus concidadãos que escolheram Cabo Verde como local de residência e de trabalho. Através de Vossa Excelência, gostaria de saudar a Comunidade senegalesa residente em Cabo Verde, à qual envio um abraço fraterno.

Image not available

Sr. Agnelo Spínola, Presidente da Associação Água para Viver População de Campanas de Baixo e arredores, Minhas Senhoras e meus senhores, Caros amigos, Primeiramente queria, de forma muito sincera, agradecer o generoso convite que me foi endereçado, desde o primeiro momento da minha reeleição ao cargo que ora exerço, pelo Presidente da Associação Agua para Viver para participar neste importante evento para esta comunidade e para a ilha do Fogo, no geral – a Inauguração da Casa das Comunidades & Bandeirona. Os meus agradecimentos são especialmente dirigidos ao Sr. Agnelo Spínola, um ilustre cidadão cabo-verdiano, filho destas ilhas que, mesmo vivendo longe da terra, como emigrante, mantém-se ligado às suas origens e tradições, tudo fazendo para a sua defesa e promoção, trabalhando, igualmente, de forma abnegada, para o desenvolvimento do seu concelho e da Ilha, em geral. É com muito prazer que, neste segundo mandato, me desloco pela primeira vez a esta imponente ilha, pelas mãos de uma organização da sociedade civil que procura colocar a nossa cultura, a nossa grande cultura no lugar que merece. Através das pessoas que dão vida à Associação e que se preparam para colocar parte da sua alma neste importante projecto, saúdo o generoso e trabalhador Povo desta ilha a quem agradeço, penhoradamente, pela renovação da confiança na minha pessoa, atestada nas últimas eleições presidenciais.

Desígnios Assumidos

Proponho um novo quadro presidencial, balizado pelo sistema de governo previsto na Constituição da República e pelos desafios atuais da Nação cabo-verdiana.

Ler Mais

Nossas Ilhas, Nossa Gente

Escreva ao Presidente

O formulário oferece uma interface gráfica para o envio de correio eletrónico para o Presidente da República. Pode ainda enviar a sua mensagem por correio tradicional (por favor, ver rodapé).

Formulário

Magistratura de InfluênciaJUNTO DAS PESSOAS

 

Mensagens

Mensagens do Presidente da República dirigidas à Nação, bem como as de felicitações e de condolências que o Presidente da República envia.

Ler mais ...

 

Diáspora | Visitas e Contactos

O Presidente da República reconhece e enaltece o espírito combativo, diligente e inovador que sempre caracterizou os cabo-verdianos espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Ler mais ...

 

Discursos

Intervenções públicas do Presidente da República a nível nacional e internacional, nas mais diversas ocasiões.

Ler mais ...

 

Palavras do Cidadão

Uma magistratura aberta e participativa, empenhada em envolver os cidadãos em todas as questões relevantes.

Ler mais ...

image
 

Actualidade

Procura-se manter o sítio da Presidência permanentemente atualizado de forma a dar informação útil a todos os cidadãos sobre as ações do Presidente da República.

Ler mais...

 

Visitas de Estado e Oficiais

Todos os detalhes sobre visitas de estado e oficiais efetuadas e recebidas pelo Presidente da República.

Ler mais...

 

Outras Visitas e Contactos

Informações sobre outras visitas e contactos efetuados pelo Presidente da República.

Ler mais...

 

Publicações

Publicações da Presidência da República.

Ler mais...

 

Entrevistas / Artigos

Entrevistas concedidas pelo Presidente da República, e artigos publicados.

Ler mais...

 

Mobile ReadyThe responsive layout allows the site to adapt to mobile layout.

image

Conhecer Cabo Verde, pensar o país!

Não é fácil medir a «força» da Constituição hoje no nosso Cabo Verde, mas creio não haver muitas dúvidas de que nos últimos anos tem havido um crescimento notável da «cultura constitucional» entre nós. Passo a passo, com o empenho e a determinação de muitos, com perseverança e espírito pedagógico, ela vai germinando e ganhando caminhos e defensores, sendo hoje a sua «invocação» quase normal, natural, «banal», quase um «costume». (…) De todo o modo, é preciso estarmos atentos e continuarmos firmes na afirmação, defesa e promoção da Constituição, pois isso vale a defesa, a firmação e a promoção crescente e incondicionada da democracia. Pela enésima vez: somos e queremos ser um estado constitucional e nele não há democracia fora da Constituição e muito menos contra a Constituição. Lembramo-nos, neste contexto, de uma curiosa afirmação do pensador António Sérgio: devemos «treinar» diariamente a liberdade e a cidadania. Nada mais certo e ajustado!

JORGE CARLOS FONSECA | 06 de Junho de 2015

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Primeira Dama, Lígia Dias Fonseca participa no Acto Central das Comemorações do Dia Internacional pelo fim da Violência contra as Mulheres

image

A Primeira Dama, Lígia Dias Fonseca, participou, 25 de Novembro do corrente, no Acto Central das Comemorações do Dia Internacional pelo fim da Violência contra as Mulheres, a convite do ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género.

Enquadrado nos 16 dias de Ativismo, o ICIEG – Instituto Cabo-verdiano para Igualdade Equidade de Género fez apresentação do Manual de Procedimentos para Serviços e Profissionais de Saúde – Prevenção e Atendimento às Vitimas de VBG, bem como o lançamento da campanha UNITE das Nações Unidas, que este ano tem como lema “Pinte o seu mundo de laranja- Mobilize recursos para o fim da violência contra as mulheres e meninas”.

::: Veja as imagens (clique para ampliar) :::

Agenda do Presidente

image
 

Informações actualizadas

Partilhamos consigo a agenda do Presidente da República com as principais ações previstas para as próximas duas semanas.

  • 21/06/2016 +

    República Checa: Chefe do Estado será recebido pelas autoridades locais em Praga, devendo, neste período, mais concretamente, no dia 21, ser homenageado com medalha de honra, pela Universidade de Hradec Králové, em sinal de reconhecimento pelo seu trabalho, enquanto estadista, intelectual, académico, democrata e combatente pela liberdade.
  • 23-24/06/2016 +

    Itália e Holanda: Presidente da República terá um encontro, em Roma, na Itália, agendado para a tarde de 23 de Junho, seguindo rumo a Roterdão, Holanda, com o mesmo propósito de se reunir com a comunidade cabo-verdiana, o que acontecerá ao fim da tarde de sexta-feira, 24 de Junho. De
  • 26-27/06/2016 +

    Portugal: No dia 26 de Junho, o Presidente da República almoçará com a comunidade cabo-verdiana no Centro Paroquial na cidade de Loulé, no Algarve, um momento esperado com ansiedade por toda a comunidade residente nessa cidade e noutras cidades próximas. No último dia de visita, a acontecer a 27, o
  • 1
Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.