Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Encontro entre a comunidade Cabo-verdiana na Suíça e o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

image

Encontro entre a comunidade Cabo-verdiana na Suíça e o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Bussigny fica a pouco mais de 50 quilómetros da cidade de Genebra e foi o local escolhido para o encontro entre a comunidade cabo-verdiana desta região suíça com o Presidente Jorge Carlos Fonseca. Uma tarde de festa e música, num clima de boa disposição, e que trouxe largas dezenas de imigrantes, a maior parte oriundos de Santa Catarina de Santiago, para ouvir o Presidente da República falar sobre a natureza dos seus poderes, a situação económica e social do país e os avanços de Cabo Verde, em diversas áreas, nos últimos anos. Esta é uma comunidade constituída essencialmente por trabalhadores rurais e da construção civil. Nos últimos anos, devido à crise económica em Portugal, muitos foram os jovens cabo-verdianos, nascidos neste último país, a procurar trabalho na Suíça. Para estes, que possuem a nacionalidade portuguesa, as portas estão mais abertas pelos acordos existentes entre a Suíça e a União Europeia. Mas para quem queira vir directamente de Cabo Verde para trabalhar na Suíça, as restrições adoptadas dos últimos anos tornam isso uma tarefa quase impossível.

Jorge Carlos Fonseca e comitiva visitaram ainda algumas ruas da zona mais comercial desta que é uma das cidades mais emblemáticas da Suíça, bordejada pelo Lago Léman, o maior de toda a Europa, muito perto da fronteira com a França. A Suíça, dividida em vinte e dois cantões e com três línguas oficiais: o francês, o italiano e o suíço-alemão, é um dos países mais ricos do mundo com maior rendimento per capita, e sede de várias organizações internacionais.

A comitiva presidencial seguiu na tarde de domingo para Bruxelas, na Bélgica, onde o chefe de Estado irá ter vários encontros, começando esta segunda-feira com Embaixadores do Grupo ACP e Donald Tusk, o Presidente da União Europeia, e um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente neste país. Terça-feira deverá ser o dia mais importante desta sua passagem pela capital belga, onde irá ser recebido pelo rei Philippe, por deputados do Parlamento Europeu, amigos de Cabo Verde, um encontro com António Tajani, Presidente do Parlamento Europeu e, finalmente, um tête-à-tête com o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

 

A visita enquadra-se na celebração dos 10 anos da Parceira Especial entre Cabo Verde a União Europeia.

Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.