Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

O Presidente da República condecorou o Dr. Dana Mohler-Faria, Presidente da Bridgewater State University (BSU), na tarde de 20 de Abril, com a 1.ª Classe da Medalha de Mérito

image

Segundo o Presidente da República, não se tratava apenas de um acto protocolar, ou de um ritual de Estado, mas de um acto de justiça, reconhecimento e gratidão pelo contributo, pessoal e profissional, tão valioso quão decisivo que o Dr. Dana Mohler-Faria tem dado, ao longo dos anos, para a consolidação das relações de cooperação e amizade entre a República de Cabo Verde e os Estados Unidos de América, designadamente no domínio do Ensino Superior.

Nas palavras dirigidas ao homenageado, na presença de familiares, amigos, académicos e profissionais norte-americanos, o Presidente da República fez referência à forte ligação umbilical que Dana Mohler-Faria tem com Cabo Verde, terra dos seus antepassados, e enalteceu-o pelo facto de, nutrido por essa sólida amizade por Cabo Verde e pelos Cabo-verdianos, não se ter poupado a esforços, enquanto esteve à frente dos destinos da BSU para que as relações quer entre a Instituição que ele preside e as Instituições de Ensino Superior em Cabo Verde, quer entre os EUA e Cabo Verde fossem as melhores.

::: Veja as imagens (clique para ampliar) :::

O Presidente da República lembrou, ainda, aos presentes que a assistência prestada pelo presidente Dana Mohler-Faria, complementada com os esforços do Senhor Barney Frank, antigo Congressista do Estado de Massachusetts e grande amigo de Cabo Verde, foi fundamental para que o MCC e Cabo Verde assinassem, a 1 de Julho de 2005, o 1º compacto que contribuiu, indiscutivelmente, para a transformação da economia cabo-verdiana, tendo este desempenho bem-sucedido do país levado a que, a 10 de Fevereiro de 2012, fosse assinado o 2º compacto entre os dois estados, por mais cinco anos.

O Presidente da República desejou ao homenageado e aos seus familiares as maiores felicidades, esperando que mesmo reformado, o Dr. Dana Molher-Faria animado pelo sentimento sólido que o une a este país, que é também dele por herança e de direito, garantisse que a extraordinária parceria criada entre a Bridgewater State University e Cabo Verde fosse continuada pelos seus sucessores.

Visivelmente emocionado, o Dr. Dana Mohler –Faria agradeceu a honra concedida pela Nação cabo-verdiana, através do Presidente da República, de o homenagear com tão alta distinção como reconhecimento e gratidão do trabalho feito em prol do desenvolvimento das relações entre os Estados Unidos e Cabo Verde. Garantiu que tudo o que fez, fê-lo do coração e animado por um sentimento forte de amor pelo país dos seus pais, mas também pela vontade de participar activamente no desenvolvimento desta pequena grande Nação. Acrescentou que tudo o que fez foi possível devido ao esforço de toda uma equipa de excelentes profissionais com o quais teve o privilégio de trabalhar, quer nos Estados Unidos, quer em Cabo Verde e que souberam perceber a importância da cooperação que se estabeleceu e os frutos que dela resultariam. Mostrou-se profundamente grato ao povo de Cabo Verde e às autoridades, bem assim à sua família, amigos e académicos que o acompanharam por tão honroso reconhecimento.

Estiveram presentes no acto, para alem de cerca de 35 convidados do homenageado, o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, o Embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, o Chefe da Casa Civil e colaboradores da Presidência da República, a Reitora da Uni-CV, o Director do MCA-CV e o Dr. José Brito, antigo Embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos

Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.