Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Encontro com a Comunidade Cabo-verdiana na cidade de São Tomé

image

Após cumprir o programa formal das comemorações da Independência Nacional da República Democrática de São Tomé e Príncipe, o Presidente da República deslocou-se à Associação Cabo-verdiana Ke Morabeza para um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente na cidade de São Tomé.

O Presidente da República foi acolhido por uma multidão de concidadãos e homens, mulheres, ao som contagiante do batuco e com uma alegria contagiante, um momento tornado, deveras, ímpar com a vontade expressa pelo mais Alto Magistrado da Nação Santomense em se fazer presente, também, no referido encontro, facto inédito nos habituais encontros com as comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo.

::: Veja as imagens (clique para ampliar) :::

De referir que a presença do Dr. Manuel Pinto da Costa, uma surpresa para todos os presentes, emprestou ao momento um significado diferente e uma grande honra.

Breves palavras de boas vindas foram proferidas pela Cônsul Geral de Cabo Verde em São Tomé e Príncipe, Drª Deotina Carvalho, que, realçando a grande honra que a presença de dois Chefes de Estado constituía para a comunidade cabo-verdiana que tinha aflorado ao pavilhão da Associação, aproveitou para se apresentar a todos e para agradecer ao Presidente da República de Cabo Verde por ter honrado a comunidade com visita tão importante, honra tornada maior com a presença de Sua Excelência o Dr. Manuel Pinto da Costa.

O Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, visivelmente emocionado com o acolhimento que lhe foi reservado, a si e à sua esposa informou aos presentes nesses termos: “desde o início das minhas funções como Presidente da República de Cabo Verde manifestei o desejo de visitar a comunidade cabo-verdiana residente no país irmão que é São Tomé e Príncipe”, tendo-se proporcionado o momento agora, com o honroso convite que lhe foi endereçado pelo seu homólogo Santomense para participar nas comemorações do 40 º Aniversário da Independência Nacional da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

O Presidente da República referiu-se aos encontros com as nossas comunidades como um dos momentos esperados com muita satisfação porque em todos os cantos do mundo onde há cabo-verdianos encontra sempre presente a alma cabo-verdiana que nunca desaparece, reflectida na forma de ser, de estar, de conviver, de acolher, facto que sempre o emociona e o honra.

Referiu-se às várias visitas feitas às nossas comunidades nas diferentes localidades, aos problemas encontrados , mas mostrou-se esperançado em que esses mesmos problemas poderão ter solução com a união de esforços entre os Governos de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, realçando que a presença do seu homólogo Santomense nesse encontro demostrava a disponibilidade total e a vontade da Autoridade Maior de São Tomé e Príncipe, um amigo de Cabo Verde e de Cabo-verdianos, para que soluções sejam encontradas para os diferentes problemas que afectam a nossa sofrida comunidade.

O momento foi , também, para trazer mantenhas de Cabo Verde e boas notícias que foram devidamente avançadas pela Ministra das Comunidades, a Drª Fernanda Fernandes, em que a partir de Setembro do corrente ano a pensão disponibilizada aos idosos das nossas comunidades duplicará e que a questão da ligação marítima entre os dois países está para ser resolvida brevemente, notícias que mereceram fortes aplausos dos presentes.

O Presidente da República, antes de passar a palavra ao seu homólogo Santomense, aproveitou a ocasião para agradecer às autoridades Santomenses a vontade manifestada em resolver os problemas ainda existentes, desejar aos presentes longa vida, muita saúde, agradecer a presença amiga de todos e manifestar a sua intenção de continuar a acompanhar os assuntos relativos a esta comunidade com atenção muito especial e, no âmbito das suas funções, exercer a sua influência na busca de soluções para os problemas mais prementes.

A comunidade cabo-verdiana presente no pavilhão da Associação Ke Morabeza pôde viver um momento ímpar com a digna participação de Sua Excelência o Presidente da República de São Tomé e Príncipe que, publicamente, reconheceu o grande contributo directo desta comunidade em especial no desenvolvimento deste país irmão, tendo conquistado, por isso, o direito de serem filhos de pleno direito de São Tomé e Príncipe. Neste sentido, aproveitou a ocasião para informar aos presentes que, em relação à nacionalidade, um assunto que lhe é muito caro desde há longos anos, tinha o prazer de informar a todos que por direito e por lei o problema da nacionalidade já havia sido resolvido, pois que todos têm os mesmos direitos e obrigações que os santomenses.

Apelou aos presentes, cabo-verdianos e santomenses, para que aproveitassem do privilégio de serem ao mesmo tempo cabo-verdianos e santomenses, para que sirvam de ponte entre os dois países e ajudarem no incremento das relações entre os dois povos irmãos.

O encontro que se revelou como um momento inesquecível e de grande valor político pela presença inédita de dois Chefes de Estado, terminou com o mesmo espírito de alegria e de irmandade, com o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca e esposa.

Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.