Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Primeira-dama, Lígia Dias Fonseca, profere o discurso de encerramento do I encontro de reflexão sobre o tema “Em busca de soluções para uma melhor inclusão em Cabo Verde

image

A Primeira-dama, Lígia Dias Fonseca, proferiu a 30 de Novembro de 2016, o discurso de encerramento do I encontro de reflexão sobre o tema “Em busca de soluções para uma melhor inclusão em Cabo Verde” realizado pela Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais (COLMEIA).

Este encontro de reflexão teve como objectivo trabalhar a melhoria dos serviços a nível da educação e da saúde, visando encontrar respostas para a problemática das pessoas com Deficiências Física Intelectual resultante de Perturbações Autista.

Para Primeira-dama de Cabo Verde há uma crescente consciência sobre as dificuldades das pessoas com necessidades especiais, havendo cada vez mais ferramentas para ajudá-las a suprir numerosas carências, porém, há muito de se fazer.

Lígia Dias Fonseca explicou que, o principio fundamental da sociedade inclusiva é o de que todas as pessoas com deficiência devem ter suas necessidades especiais atendidas.

A Primeira-dama destacou três passos importantes para melhorar o processo de inclusão social em Cabo Verde: conseguir a alteração da visão social, a inclusão escolar e a instituição de mecanismo fortalecedores dos seus direitos.

“A inclusão social é, na verdade, uma medida de ordem económica, uma vez que as pessoas com deficiência e outras minorias tornam-se cidadãos produtivos, participantes, conscientes de seus direitos e deveres, diminuindo, assim, os custos sociais. Desta forma, lutar a favor da inclusão social deve ser responsabilidade de cada um e de todos colectivamente”, realçou Lígia Dias Fonseca.

No final do encontro, a Dra. Lígia Dias Fonseca recebeu das mãos da presidente da Colmeia, Isabel Moniz, um certificado de reconhecimento pela amizade e pelo grande contributo que a Primeira-dama tem dado à associação desde o seu início.

::: Veja as imagens (clique para ampliar) :::

Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.