Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Discurso proferido por S.E. o Presidente da República, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, por ocasião de apresentação das Cartas Credenciais do Embaixador do Grão Ducado de Luxemburgo. Palácio da Presidência, 14 de Fevereiro de 2017.

image

 Senhor Embaixador,

Gostaria de o felicitar pela assumpção das suas funções de Embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo em Cabo Verde e desejar-lhe os maiores sucessos.

Estou certo de que, durante a sua missão como Embaixador em Cabo Verde, terá a oportunidade de visitar outras ilhas deste arquipélago, para poder conhecer melhor, a realidade do nosso país, na sua diversidade cultural, geográfica e humana.

Excelência,

Apraz-me referir que as relações entre Cabo Verde e o Grão-Ducado do Luxemburgo são excelentes. Destaco as várias visitas de trabalho e oficiais que ambos os países têm realizado, a diferentes níveis.

A visita oficial de Sua Alteza Real o Grão Duque Henri, realizada em Março do ano de 2015, testemunha a excelência das nossas relações no plano político-diplomático, de cooperação e de profunda amizade existente entre os nossos dois países e povos.

Uma visita deveras ímpar e marcante de um relacionamente efectivamente exemplar.

Estamos muito agradecidos pela excelente cooperação existente entre os dois países, que tem evoluído tanto quantitativa quanto qualitativamente, procurando sempre atingir aéreas estruturantes do desenvolvimento económico e social de Cabo Verde, sendo referência, por exemplo, o PIC IV, que abarca sectores como o emprego, água e saneamento, energias renováveis ou a dinamização das relações económicas.

Senhor Embaixador,

É meu desejo que esta cooperação quer a nível bilateral, quer a nível multilateral e descentralizada que vimos tendo com o seu país continue e se desenvolva cada vez mais.

Estamos igualmente muito agradecidos ao Luxemburgo pelo bom acolhimento da nossa Comunidade e pela boa integração de que goza a nossa Diáspora naquele país.

Esta é também uma forma não menos importante da cooperação existente entre os nossos dois países. Ao mesmo tempo que a nossa Comunidade beneficia do bem-estar e das boas condições de vida do Luxemburgo, ela também dá um contributo significativo ao seu desenvolvimento.

Aproveito para pedir ao Senhor Embaixador o favor de transmitir as minhas calorosas saudações à Sua Alteza Real o Grão Duque Henri.

Senhor Embaixador,

Desejo-lhe uma vez mais uma boa e profícua missão no nosso país.

Muito obrigado.

Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.