Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Primeira-dama, Dra. Lígia Dias Fonseca na Iª Edição da Semana Teológica intitulada “Construir a Justiça para acolher a Paz”

image

A Primeira-dama, Dra. Lígia Dias Fonseca foi convida pela Escola de Formação Teológica para Leigos da Diocese de Mindelo para proferir uma conferência na Iª Edição da Semana Teológica intitulada “Construir a Justiça para acolher a Paz” no Mindelo na Academia Jota Monte, que aconteceu no passado dia 7 de março do corrente.

A sua intervenção versou sob o tema “A Justiça e a Paz na Sociedade Cabo-verdiana: O contributo da Igreja Católica”.

Ela iniciou a sua intervenção fazendo referência à morabeza que nos caracteriza. “Cabo Verde, ao longo dos seus 26 anos de Democracia, tem sido constantemente, para não dizer sempre, referido como um país de grande estabilidade política, onde as instituições nacionais funcionam, país onde predomina o respeito pela lei e pelos direitos humanos e onde há paz”.

Fazendo um paralelo com as armas nacionais, a bandeira, a Primeira-dama explicou que a mesma reflete o nosso anseio pela Paz: “o retângulo azul da bandeira simboliza o mar e o céu que envolvem as ilhas que compõem o arquipélago, representadas pelas estrelas, e as faixas que representam o caminho da construção do país, o vermelho o esforço e a luta, e o branco, a paz que se quer, e se tem conseguido, sendo Cabo Verde visto como um dos países mais pacíficos e uma das democracias mais estáveis da África”, sublinhou.

A sua intervenção centrou-se no incentivo e sensibilização da sociedade Cabo-verdiana na promoção e efetivação da justiça social, para que, de facto, possamos acolher a paz.

Disse, ainda, que as nossas ações devem ser centradas na pessoa e na dignidade humana, “pois, a Justiça social é um dever que abrange todos os membros da comunidade”. Os problemas da fome, da falta de habitação e do acesso à saúde, do analfabetismo, entre outros, competem também a toda a sociedade resolver em conjunto, unida e solidária. 

 

Para terminar salientou que justiça social “implica o compromisso do Estado para compensar as desigualdades que surgem no mercado e noutros mecanismos próprios da sociedade”. “As autoridades devem propiciar as condições para que toda a sociedade se possa desenvolver em termos económicos”, frisou.

Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.