• → 2001 - 2011 | Pedro Verona Rodrigues Pires +

    RocketTheme

    Pedro Verona Rodrigues Pires nascido a 29 de abril de 1934 em São Filipe, Ilha do Fogo, foi Presidente da República entre 2001 a 2011. Estudou na Universidade de Lisboa e lá encontrou os futuros líderes dos movimentos de libertação que lutaram pela independência das colónias portuguesas. Com o início da luta armada em Angola em 1961, partiu de Portugal para a Guiné-Bissau. Ali, até a Revolução dos Cravos, lutou pela independência e, depois dela, foi o representante de Cabo Verde nas negociações com Portugal.

    Depois da Declaração de Independência de Cabo Verde em 5 de julho de 1975, foi designado primeiro-ministro do Primeiro Governo da República de Cabo Verde, ao lado do presidente Aristides Pereira que tinha fundado o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde com Amílcar Cabral. Pedro Pires manteve-se no cargo de primeiro-ministro até 1991 — data da realização da primeira eleição multipartidária em que o MpD - Movimento para Democracia, liderado pelo Dr. Carlos Veiga, conseguiu a maioria dos votos.

    Em 2001, apresentou-se finalmente como candidato presidencial contra Carlos Veiga e venceu as eleições com apenas 17 votos de diferença. Em 22 de março de 2001 foi empossado como sucessor de António Mascarenhas Monteiro. Recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal a 22 de Abril de 2002.

    Atualmente é Presidente da Fundação Amílcar Cabral e do Instituto Pedro Pires para Liderança. Para visitar o site do Comandante Pedro Pires, clique aqui.

  • → 1991 - 2001 | António Manuel Mascarenhas Gomes Monteiro +

    RocketTheme

    António Manuel Mascarenhas Gomes Monteiro, nascido a 16 de fevereiro de 1944 em Ribeira da Barca, Santa Catarina, Ilha de Santiago. Depois de concluir a escolaridade em Cabo Verde, partiu para a Bélgica onde licenciou-se em Direito na Universidade Católica de Lovaina.

    Após a independência, foi secretário-geral da Assembleia Nacional entre 1977 e 1980. Em 1980, foi nomeado presidente do Supremo Tribunal de Cavo Verde.

    Depois da adoção do multipartidarismo em 1990, anunciou a sua candidatura à Presidência da República, tendo ganho as eleições em 1991, apoiado pelo Movimento para a Democracia. Foi Presidente da República de Cabo Verde entre 22 de março de 1991 a 22 de março de 2001. Foi o primeiro presidente eleito através de eleições democráticas através do sufrágio universal e pelo voto direto e secreto.

    Foi agraciado com o Grande Colar da Ordem da Liberdade (Portugal) em 1991 e com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, igualmente de Portugal, em 2000. Em Setembro de 2006, aceitou a sua nomeação como enviado especial a Timor Oriental, designado pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

  • → 1975 - 1991 | Aristides Maria Pereira +

    RocketTheme

    Aristides Maria Pereira nascido a 17 de novembro de 1923 na Ilha da Boavista, Cabo Verde, e faleceu a 22 de setembro de 2011 em Coimbra, Portugal, foi primeiro Presidente da República de Cabo Verde.

    Começou a sua vida profissional a trabalhar como radiotelegrafista, onde chegou a Chefe dos Serviços de Telecomunicações, na Guiné-Bissau.

    A partir da década de 1940 Aristides Pereira envolveu-se na luta pela independência de Cabo Verde. Juntamente com Amílcar Cabral, fundou o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956, assumindo o cargo de secretário-geral, em 1973.

    Com a conquista da independência, em 1975, Aristides Pereira tornar-se-ia o primeiro presidente da República de Cabo Verde, cargo que manteve até 1991. Em 1991, e após eleições democráticas, Aristides Pereira perdeu a presidência para António Mascarenhas Monteiro.

    Faleceu em Coimbra, Portugal, em 22 de setembro de 2011 , aos 87 anos. Estava em Portugal desde início de agosto, tendo sido operado em Coimbra na sequência de fratura no colo do fémur, agravada pela condição de diabético.

    Recebeu a Medalha da Ordem Amílcar Cabral - 1º. Grau de Cabo Verde, o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique dePortugal a 31 de Janeiro de 1986 , o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal a 9 de Agosto de 1989 e a Medalha da Ordem Agostinho Neto de Angola.

    Doutor honoris causa pelas Faculdades de Direito das Universidades de Rhode Island (Providence, EUA), Sacred Heart de Bridgeport, e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal).

  • 1

Facebook

Twitter

Google Plus

YouTube

Welcome 200GBP Bonus at Bet365 here.