Patrono da Década do Oceano

Presidência da República de Cabo Verde

Ao Serviço da nação CaboVerdiana, Promovendo o desenvolvimento sustentavel e a proteção dos nossos oceanos para as futuras gerações.

PR promove ato que assinala 50 anos da Posse do Governo de Transição do Estado de Cabo Verde

Sua Excelência Presidente da República, José Maria Neves, promove, amanhã, quarta-feira, 8 de janeiro, às 17h00, na Sala Beijing do Palácio do Platô, um ato comemorativo que assinala os 50 anos da tomada de posse do Governo de Transição do Estado de Cabo Verde, ocorrido a 30 de dezembro de 1974.

Este Governo de Transição, criado pelo Estatuto Orgânico de Estado de Cabo Verde, resultado de um acordo entre o Governo Português e o PAIGC, teve a missão de gerir o país até à declaração da independência, a 5 de julho de 1975. Composto por seis elementos, três representando o Governo Português e três o PAIGC, o Governo de Transição atuou numa conjuntura de dificuldades extremas, enfrentando desafios económicos, sociais e de saúde pública. Compunham o referido governo os seguintes elementos, de Cabo Verde: Amaro da Luz (Ministro de Coordenação Económica e Trabalho), Carlos Reis (Ministro da Justiça e Assuntos Sociais), Manuel Faustino (Manuel Faustino, Ministro da Educação e Cultura). De Portugal: Comodoro Almeida d’Eça (Alto-Comissário), José Manuel Vaz Barroco (Ministro da Administração Interna) e, mais tarde, Vasco Wilton Pereira (Ministro de Equipamento Social e Ambiente).

Corentino Santos, David Hopffer Almada e Osvaldo Sequeira eram os Secretários-adjuntos.

A equipa executiva encontrou uma situação económica grave, com uma seca prolongada desde 1968 e stocks alimentares de géneros essenciais como milho, açúcar e leite quase esgotados. Mesmo as fontes de receitas extraordinárias, dadas pelo Governo Português, revelaram-se insuficientes para evitar um colapso.

Para enfrentar esses desafios, o Governo de Transição desenvolveu ações de mobilização de ajuda alimentar no plano internacional. Em destaque, está a missão à sede das Nações Unidas em Nova Iorque, liderada pelo então ministro de coordenação económica, Dr. Amaro da Luz, que resultou num apelo de assistência financeira a Cabo Verde lançado pela ONU a mais de 60 países, ajudando a colmatar um défice orçamental de 20 milhões de dólares. Este esforço não apenas garantiu ajuda de emergência, mas também criou compromissos para o financiamento do futuro Estado independente de Cabo Verde.

No campo da educação, a realidade era também preocupante, com 55% dos professores primários tendo apenas os quatro anos de instrução primária e um curso de quatro semanas como formação. O Governo de Transição trabalhou para encontrar soluções sustentáveis para melhorar o sistema educativo, enfrentando um cenário de indicadores sociais desfavoráveis.

Acima de tudo, ao entrar no ano de celebração do cinquentenário da independência, este ato será uma oportunidade de reflexão sobre o passado, avaliação do presente e discussão sobre o futuro de Cabo Verde, promovendo novos debates sobre que Cabo Verde queremos nos próximos 50 anos. Este evento pretende reconhecer o contributo singular dos membros do Governo de Transição na construção dos alicerces da República de Cabo Verde, enquanto Estado soberano.

A Presidência da Republica de Cabo Verde dedica-se  ao serviço da nação, promovendo o desenvolvimento sustentável e liderando iniciativas globais de conservação dos oceanos através do seu papel como Patrono da Aliança da Década do Oceano.

Contactos

© 2025 Presidência da República de Cabo Verde. All Rights Reserved.