Já decorre, nos Mosteiros, o workshop “Jovem de Conhecimento”, que reúne jovens estudantes, no quadro dos pré-eventos da IV Conferência da Década do Oceano, promovida pela Presidência da República.
A iniciativa constitui um convite à ação dirigido aos jovens, para o desenvolvimento de ideias e projetos que promovam um oceano mais justo, equitativo e sustentável, posicionando-os como protagonistas da mudança.
A abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros e Presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, Fábio Vieira; do chefe da Casa Civil do Presidente da República, Avelino Bonifácio; do diretor executivo da Associação Projecto Vitó Herculano Dinis; da representante da Ocean Voices; do diretor do Liceu dos Mosteiros, Gerson Gonçalves; e de uma representante da Blue Ventures.
Em nome do Presidente da República, Avelino Bonifácio valorizou os jovens como agentes transformadores na relação do ser humano com o ambiente. Sublinhou que a proteção dos oceanos “não é uma opção, mas uma obrigação e missão de todos”.
Agradeceu ainda aos parceiros que têm tornado possíveis, com elevada qualidade, os pré-eventos que antecedem a conferência.
Ao presidir à abertura, Fábio Vieira lançou um repto aos jovens no sentido de formarem redes e parcerias estratégicas, tornando-se os principais agentes da mudança que se quer.
Anunciou, ainda, a criação de uma Rede Nacional dos Municípios pelo Oceano, que funcionará como espaço de planeamento, definição de estratégias e partilha de experiências.
“Juntos podemos fazer grandes coisas”, lembrou, parafraseando Madre Teresa de Calcutá.



