Em trânsito para Cabo Verde, após a sua participação na XV Cimeira da CPLP, o Presidente da República, José Maria Neves, visitou no início desta tarde o imponente Monumento da Renascença Africana, em Dakar, na qualidade de Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural Africano, reafirmando o seu compromisso com a valorização da herança do continente.
Numa visita guiada, o Presidente da República pôde inteirar-se dos detalhes desta “monumental” construção, idealizada e mandada edificar pelo Presidente Abdoulaye Wade. A estrutura, inaugurada em 2010, apela profundamente ao orgulho africano através do resgate e celebração das múltiplas histórias e identidades.
No interior do Monumento da Renascença Africana, existe um espaço museológico que tem como propósito apresentar a rica história e cultura das civilizações africanas, bem como as suas significativas contribuições para o património mundial.
O espólio inclui exposições dedicadas aos vários povos e antigos impérios africanos, além de uma mostra sobre líderes panafricanistas e figuras negras de destaque em África e no Mundo, produtos de artesanato e indumentárias tradicionais, etc.
De realçar que o Museu reserva um espaço para Cabo Verde, e o Presidente deixou a promessa de se enviar artefactos de Cabo Verde para preencher o espaço que ainda se encontra vazio, fortalecendo os laços culturais.
A acompanhar o Presidente da República esteve a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Myriam Vieira, que também participou, em representação do Governo, na Cimeira da CPLP.