IV Conferência da Década do Oceano reforça compromisso do Patrono com sustentabilidade oceânica

O Presidente da República anunciou, esta manhã, em conferência de Imprensa o programa e expetativas com a realização da IV Conferência da Década do Oceano, que pretende, cada vez mais, afirmar-se como um evento de projeção internacional e que terá, desta vez, como palco a ilha do Fogo, classificada como Reserva da Biosfera da UNESCO, e, também, a vizinha ilha Brava, que deverá acolher parte do programa do referido certame. A conferência, está marcada para os dias 10 e 11 de outubro, com o objetivo de reafirmar o compromisso do Presidente de Cabo Verde com a sustentabilidade dos mares.

A escolha da ilha do Fogo, e a extensão das atividades à ilha da Brava, não é aleatória. A Conferência contará com o forte engajamento das câmaras municipais locais (São Filipe, Santa Catarina, Mosteiros e Brava), destacando a importância da ação local para a causa global. Espera-se a participação de pelo menos 200 pessoas, entre conferencistas e especialistas de países da CPLP, de África, Europa, e de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

Sob o lema “Unindo Saberes, Protegendo os Mares: Ciência Oceânica para Todos”, e adentro os desafios 9 e 10 da Década do Oceano, assumidos pelo Patrono, José Maria Neves, a conferência busca promover a colaboração entre governos, cientistas, ONGs, autarquias e comunidades locais para aumentar a literacia oceânica e fomentar a gestão sustentável dos recursos marinhos. Os desafios em causa são “Competências, Conhecimento e Tecnologia para Todos” e “Mudar a Relação da Humanidade com o Oceano”, respetivamente.

A agenda do evento será composta por painéis temáticos que abordarão desde o acesso ao conhecimento e dados oceânicos até à governança responsável para a pesca sustentável. Neves realça o facto de Cabo Verde estar entre os primeiros 60 países a ratificar o Tratado do Alto Mar, contribuindo efetivamente para a sua entrada em vigor, lembrando que, aliás, o referido Tratado foi um dos temas centrais da III Conferência que se realizou na ilha do Sal.

A IV Conferência da Década do Oceano é mais um momento alto na missão do Patrono e para o país, a reforçar o apelo à consciência coletiva sobre o potencial e a vulnerabilidade dos mares. A iniciativa reforça a missão do Presidente da República em consolidar a visão de Cabo Verde como uma verdadeira Nação Azul, cujo futuro está intrinsecamente ligado à prosperidade dos oceanos.

Confira, aqui, a Conferência de Imprensa, na íntegra:

Copyright 2024@Patrono da Aliança da Década do Oceano

qr-code-01