Após visitar Tarrafal e Calheta de São Miguel, o Presidente da República, José Maria Neves, sublinhou a boa e imediata resposta das duas autarquias face aos estragos causados pelas fortes chuvas de 12 de novembro.
O Chefe de Estado realçou, mais uma vez, a importância fundamental do poder local, considerando-o o poder mais próximo dos cidadãos.
“Vimos a dimensão dos estragos e isso mostra, também, claramente, primeiro a importância do poder local. As pessoas têm-nos falado da forma como as câmaras municipais, sobretudo os presidentes das câmaras, têm chegado às populações nos primeiros momentos para mostrar a sua solidariedade e tomar as medidas imediatas para acudir a população”, afirmou Neves.
Mais uma vez, o Presidente apelou à atenção dos governantes para as alterações climáticas e para a necessidade de promover políticas e medidas que reforcem a resiliência das infraestruturas e das ribeiras.
Enfatizou soluções de correção torrencial – como a construção de diques, muros de proteção, barragens e a plantação de árvores – sublinhando também a necessidade de se reforçar a capacidade financeira dos municípios.
Veja aqui a entrevista do Presidente José Maria Neves, a partir da ribeira de Flamengos:
