O Presidente da República, José Maria Neves, instou os poderes central e municipais a considerarem as alterações climáticas como um elemento fundamental nas suas políticas públicas. O apelo foi feito durante a sua visita ao Tarrafal, que deu início a um périplo de três dias por Santiago Norte para, sobretudo, avaliar os estragos das chuvas torrenciais de 12 de novembro.
Estes eventos extremos resultaram numa vítima mortal, na destruição de hectares de culturas e em prejuízos para centenas de famílias no concelho mais a norte da ilha.
”Temos de contar com as mudanças climáticas, ou temos secas severas ou chuvas torrenciais”, afirmou, defendendo a continuidade dos investimentos nas correções torrenciais e resiliência. “Temos de continuar a construir diques, temos de continuar a plantar árvores, temos de continuar a fazer correção torrencial”, sublinhou na ocasião.
José Maria Neves apelou ainda ao Governo para mobilizar mais meios de apoio, não só para o Tarrafal, mas para todos os municípios severamente afetados por estes fenómenos.
Confira, no vídeo, as considerações do PR:

