PR faz “balanço positivo” da Presidência na Brava e aponta prioridades: Transportes e Água

​Na óra di bai, o Presidente fez as suas últimas considerações sobre esta Presidência na Ilha Brava, aos microfones da RTC, num balanço “muito positivo”. Realçou os contactos de proximidade que lhe permitiram “sentir o pulso à ilha” e reforçar a sua convicção sobre as duas grandes prioridades entre os muitos desafios que a Brava enfrenta: transportes e água.

​Em primeiro lugar, a necessidade de melhorar os transportes marítimos, garantindo ligações mais “previsíveis, com mais qualidade, com segurança e também com regularidade”.

​Em segundo lugar, a água. O PR sublinhou que a dessalinizadora representa um “grande investimento, um grande projeto” para a ilha.

​No entanto, o projeto tem sofrido atrasos devido à qualidade da água do mar captada, que regista um alto teor de manganês, exigindo tratamentos complexos. O Chefe de Estado augurou que este obstáculo seja rapidamente ultrapassado.

​Questões como a requalificação urbana e o reforço do apoio à Câmara Municipal, bem como a urgência na reparação de equipamentos vitais como o teleférico em Lomba Tantum — essencial para a vida dos pescadores e peixeiras locais — foram igualmente sublinhadas.