Patrono da Década do Oceano

Presidência da República de Cabo Verde

Ao Serviço da nação CaboVerdiana, Promovendo o desenvolvimento sustentavel e a proteção dos nossos oceanos para as futuras gerações.

PR ressalva papel importante da União Africana (UA) na “descolonização” das relações com antigas colónias

Falando na abertura da conferência realizada este sábado, pela Presidência da República em parceria com a Embaixada de Angola, em celebração do Dia da África, o Presidente da República refletiu sobre os ganhos obtidos com a criação da Organização da União Africana (OUA), hoje União Africana, e os desafios que ainda persistem no continente. Entre esses está a defesa dos interesses africanos no que o Chefe de Estado chama de “descolonização”das relações com as antigas colónias, no sentido de reduzir o fosso económico entre a África e esses países. José Maria Neves é apologista de a África.ser capaz de buscar e encontrar as suas soluções para os seus problemas.

Outro desafio tem a ver com a redução dos conflitos e dos focos de conflitos no continente, com o PR a referir, entre vários outros exemplos, o conflito na região do Magreb, que opõe Marrocos e o Saara Ocidental proclamado país independente em 1979, tendo sido desde então reconhecido pela UA e, na altura, por Cabo Verde.

Entretanto, face ao conflito entre o Saara Ocidental e Marrocos e respeitando as orientações das Nações Unidas, Cabo Verde viria a congelar em 2007 esse reconhecimento até que fosse concretizado o referendo recomendado pelas Nações Unidas para que o povo daquela região reclamada por Marrocos possa expresar a sua vontade em relação ao seu destino. Referendo esse que até hoje não se concretizou.

“Esperamos que este referendo possa realizar-se para que, efectivamente, este conflito que ainda existe na África do Magreb possa ser resolvido a bem do povo. É bom dar a palavra ao povo Saharaui no quadro do sistema das Nações Unidas, respeitando o direito internacional para que o povo decida sobre o seu futuro, decida o seu destino”, sublinhou o Presidente Neves.

Acompanhe, aqui, na íntegra, as reflexões do Presidente da República, por ocasião das celebrações do dia de África:

A Presidência da Republica de Cabo Verde dedica-se  ao serviço da nação, promovendo o desenvolvimento sustentável e liderando iniciativas globais de conservação dos oceanos através do seu papel como Patrono da Aliança da Década do Oceano.

Contactos

© 2025 Presidência da República de Cabo Verde. All Rights Reserved.