Mensagem de Sua Excelência Presidente da República alusiva ao Dia Mundial dos Oceanos 2026

Neste Dia Mundial dos Oceanos, celebramos a vastidão azul que nos rodeia, mas também a responsabilidade que nos cabe enquanto humanidade.

O lema das Nações Unidas para este ano — “Reimaginar,  além do mundo que conhecemos, uma nova relação com o nosso oceano” — é um convite a uma mudança de paradigma. Não podemos continuar a ser meros beneficiários dos recursos marinhos: devemos assumir o papel de guardiões de um ecossistema que sustenta a vida no planeta. Esta visão exige coragem, compromisso e uma consciência coletiva que transcenda fronteiras e interesses imediatos, colocando o oceano no centro das nossas prioridades globais.

Como Patrono da Aliança da Década do Oceano, estou plenamente alinhado com o lema global de ação que apela à criação de “Áreas Marinhas Protegidas Robustas para o Nosso Planeta Azul”. O objetivo é claro e urgente: proteger pelo menos 30% dos oceanos até 2030. Trata-se de uma meta ambiciosa, mas absolutamente necessária para garantir a sobrevivência de habitats vitais e para assegurar que as gerações futuras possam usufruir de um oceano saudável e resiliente.

Cabo Verde, como arquipélago, tem uma responsabilidade acrescida nesta missão. A nossa área marítima é cerca de duzentas vezes maior do que a terrestre, o que significa que o oceano não é apenas parte da nossa geografia, mas sim a essência da nossa identidade e da nossa sobrevivência enquanto povo.

O oceano molda a vida do homem cabo-verdiano, define a nossa cultura, alimenta a nossa economia e inspira a nossa criatividade. É fonte de sustento, de ligação ao mundo e de esperança. Neste Dia Mundial dos Oceanos, quero dedicar uma palavra especial às mulheres e à juventude. As mulheres desempenham um papel transformador na vida dos oceanos, seja na pesca artesanal, na investigação científica, na educação ambiental ou na liderança comunitária. A juventude, por sua vez, representa a energia e a inovação necessárias para reimaginar o futuro. Com o seu dinamismo e visão, as mulheres e os jovens nos ajudarão a construir uma nova relação com o oceano, baseada no respeito, na sustentabilidade e na justiça intergeracional.

Há um apelo pungente que devo fazer a todas e a todos, neste dia: o lixo marinho, particularmente plásticos, tem sido um drama para as nossas ilhas. A recente visita que fiz a Santa Luzia, acompanhado de representantes de países e organismos internacionais, empresas e organizações não governamentais, evidenciou a dimensão do problema e a necessidade de tomada de medidas urgentes, envolvendo as autoridades nacionais e locais, a sociedade civil, os cidadãos e a cooperação internacional. Cuidar e proteger os nossos mares implica resolver esse drama que assola o nosso país. Será uma questão que continuará a ser encarada de frente pelo Presidente da República e objeto de debate na V Conferência Internacional da Década do Oceano, que terá lugar na Ilha da Boa Vista, nos dias 23, 24 e 25 de Julho próximo,

Felicito e encorajo todos os parceiros que trabalham incansavelmente na conservação dos oceanos: organizações internacionais, instituições científicas, comunidades locais, pescadores, jovens ativistas e todos aqueles que, com dedicação e sacrifício, contribuem para esta causa nobre. O vosso trabalho é um exemplo de cidadania global e de compromisso com o bem comum. Cabo Verde reconhece e valoriza cada esforço, cada iniciativa e cada gesto que contribua para proteger o nosso património azul.

Estou profundamente convicto de que o futuro da humanidade depende do oceano e da forma como cuidamos dele, da seriedade com que enfrentamos os desafios da poluição, da sobrepesca e das alterações climáticas, e da determinação com que implementamos soluções inovadoras e inclusivas. O oceano é vida, é equilíbrio, é esperança. É nele que reside a chave para a prosperidade sustentável e para a paz entre os povos.

Neste Dia Mundial dos Oceanos, reafirmo o compromisso de Cabo Verde em ser parte ativa desta transformação global. Reimaginar o oceano é reimaginar o futuro da humanidade. Que este seja o nosso legado: um oceano protegido, respeitado e celebrado, para que continue a ser fonte de vida e de inspiração para todas as gerações.