
Ações e parcerias que transformam oceanos e impactam comunidades
A tarde deste primeiro dia da Conferência da Década do Oceano, promovida pela Presidência da República, iniciou com o Painel II: “Ciência Encontra a Sociedade – Exemplos de Cooperação Internacional Atendendo às Necessidades Locais / Resultados das Expedições Científicas 2025”, sob a moderação da Professora Vera Alfama, geóloga e investigadora da Universidade de Cabo Verde (UNICV).
Os participantes da conferência tiveram uma oportunidade ímpar de conhecer os desafios e as oportunidades em diferentes contextos, dentro e fora do país, bem como as parcerias relevantes envolvendo Cabo Verde que estão a gerar impactos significativos.
Ricardo Ramalho, da Universidade de Cardiff (Reino Unido), apresentou uma perspetiva geológica sobre os 15 anos de exploração oceânica em Cabo Verde.
Em seguida, Henk-Jan Hoving, do GEOMAR (Alemanha), partilhou os primeiros resultados da expedição “METEOR Cruise M209”.
Yara Rodrigues, do IMAR, relatou experiências da participação da instituição em expedições científicas como a OceanXplorer e a Malizia Explorer.
O projeto COAST – “A Conservação dos Ecossistemas Marinhos em Torno de Santo Antão, Cabo Verde: Implicações para Políticas e Sociedade”, apresentado por Amaro, da Universidade de Aveiro, completou o primeiro grupo do painel, que ainda debateu “Direções Futuras para a Conservação Marinha e Áreas Protegidas”.