TEXTO PRTV – INTERVENÇÃO NA CONFERÊNCIA
A Presidente da República interina lançou este forte apelo, hoje, no Sal, perante a “nata” do futebol africano, instando-os a continuar a discutir as regras de acesso às grandes competições internacionais.
“Um Mundial verdadeiramente mundial deve procurar assegurar que o talento existente nos diferentes continentes encontre oportunidades proporcionais para se revelar”, salientou Janira Hopffer Almada, lembrando que “não se trata apenas de representação geográfica, mas sim de criar condições para que uma criança nascida numa grande potência futebolística e uma criança nascida num pequeno país em desenvolvimento possam, quando possuem talento, trabalho e dedicação, encontrar caminhos reais, e em igualdade de circunstâncias, para chegar ao mais alto nível”.
Neste quadro, Janira Hopffer Almada quer que a Conferência do Sal seja lembrada como o lugar onde “se renovou a ambição de se construir um futebol africano mais forte, mais competitivo, sustentável, inclusivo e seguro”, e com capacidade de transformar talento em desenvolvimento.
Ao presidir à abertura oficial da Conferência Estratégica da CAF, Janira Hopffer Almada evocou “a determinação do nosso povo”, que aprendeu “a fazer muito com aquilo que tem”, e a proeza da participação dos Tubarões Azuis na Copa do Mundo, para enaltecer o grandioso percurso do país e do seu futebol.
“Quando a nossa Seleção entrou em campo no Mundial de 2026, não entraram apenas onze jogadores. Entraram uma Nação, as nossas ilhas, a nossa diáspora. E entrou uma ideia poderosa de que era possível. E é sempre possível quando há talento, organização, sonho, trabalho, paixão, disciplina, ambição e humildade para aprender”, lembrou, certa de que essa mesma combinação que levou Cabo Verde ao Mundial também pode levar Cabo Verde, e África, ainda mais longe.
Na sua intervenção, a Presidente da República interina aproveitou para alertar para a valorização das mulheres no desporto, em igualdade de oportunidades e de condições de respeito, segurança e dignidade.
Pediu que os participantes levem do Sal não apenas boas memórias, mas também novas ideias, novas parcerias e uma determinação renovada para construir o futuro do futebol africano.



