PR desloca-se à ilha do Fogo para II Encontro da Rede das Reservas da Biosfera da UNESCO na CPLP

7

O Presidente da República, José Maria Neves, desloca-se, na próxima segunda-feira, 11 de março, à ilha do Fogo, onde preside, na tarde do mesmo dia, às 15H00, o ato de abertura do II Encontro da Rede das Reservas da Biosfera da UNESCO na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP. Trata-se de um projeto apoiado pela CPLP e implementado, desde janeiro de 2022, pela ACTUAR – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento.

Como Patrono da Aliança da Década dos Oceanos e Champion para a Preservação Natural e Cultural de África, José Maria Neves tem estado atento e atuante em diferentes frentes, exercendo a sua influência para as mudanças que os desafios ambientais requerem, face aos impactos das alterações climáticas e os seus impactos, particularmente, nos Pequenos Estados Insulares como Cabo Verde.

O II Encontro da CPLP MaB, como o Projeto Rede de Reservas da Biosfera da CPLP é agora designado, pretende promover a dinamização de atividades, partilha de informações, discussão de iniciativas futuras e promoção das reservas da Biosfera da UNESCO na CPLP junto do grande público e outros atores relevantes.

Com este encontro, realizado em parceria com o Município de São Filipe, o projeto Vitó, a Direção Nacional de Ambiente e a CPLP, com representações de Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, espera-se reforçar a articulação em rede, as funções e as competências do projeto Rede CPLP MaB.

Refira-se que as Reservas da Biosfera são territórios distinguidos pela UNESCO pela singularidade e qualidade do seu património natural e cultural, tal como pela privilegiada harmonia entre a salvaguarda do património e o bem-estar das comunidades residentes. A rede mundial de Reservas da Biosfera e as redes temáticas ou geográficas de Reservas da Biosfera dão expressão à Agenda 2030 e aos seus Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, assumindo um compromisso com as melhores práticas para um progresso justo e sustentável, alicerçado nos pilares da missão da UNESCO: Ciência, Educação, Cultura e Informação.