Presidência na Ilha: PR incentiva continuidade do projeto Desplastificar Boa Vista

14

Em linha com a temática dos oceanos e do meio ambiente, o Presidente da República visitou o recém-criado projeto “Desplastificar Boa Vista”. Esta iniciativa, uma parceria entre a Câmara Municipal da Boa Vista e membros da sociedade civil, visa combater o desafio crescente da poluição das orlas marítimas, especialmente devido ao excesso de lixo e plásticos que se acumulam nas praias da ilha.

Durante a visita à Câmara Municipal ontem, o Presidente Cláudio Mendonça enfatizou a preocupação de sua gestão com essa situação, que ameaça o equilíbrio ambiental e, por conseguinte, a atividade turística. O edil lamentou as dificuldades de financiamento enfrentadas para dar continuidade ao projeto de proteção e requalificação das orlas marítimas.

Quanto ao projeto “Desplastificar Boa Vista”, a intenção é consolidar a iniciativa, transformando-a em uma cooperativa ou associação, para ampliar sua capacidade de resposta aos desafios do lixo e da poluição marinha causados por plásticos e seus derivados.

Através do reaproveitamento desses materiais, a “Desplastificar Boa Vista” pretende produzir peças ornamentais e utilitárias, como cadeiras, brinquedos e até mosaicos de plástico, oferecendo uma alternativa mais acessível para a construção civil.