Pr realiza visita de trabalho ao Reino da Espanha

15

PR é recebido pelo Presidente do Governo da Espanha no arranque da Visita de Trabalho ao país

O Presidente da República iniciou, na última sexta-feira, 5 de abril, uma visita de trabalho  de uma semana ao Reino da Espanha, com uma agenda carregada, visando o reforço das relações de cooperação, tanto a nível bilateral como multilateral.

Logo à chegada, José Maria Neves foi recebido, no Palácio da Moncloa, pelo Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sanchez, num encontroque classificou de “riquíssimo”.

Neves e Sanchez perspetivaram a possibilidade da realização de uma Cimeira entre a Espanha e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO, bem como o reforço da cooperação bilateral já com bons frutos em áreas como o Ensino Superior Ciência e Inovação, agricultura, turismo, transportes e segurança e estabilidade.

Entre outros assuntos de interesse mútuo dos dois países e da própria comunidade internacional, José Maria Neves e Pedro Sanchez abordaram a segurança no Golfo da Guiné e as migrações, a parceria com a Nato, as guerras geopolíticas, as mudanças climáticas e a Aliança Contra a Seca e a Desertificação.

Ainda na sexta-feira, o Presidente da República teve uma recepção calorosa na sede da ONU Turismo, com o Secretário Geral daquela Organização das Nações Unidas para o Turismo a expressar o seu reconhecimento pela liderança e pela elevada prestação do nosso país no setor, o motor da economia nacional.

“Cabo Verde está no nosso coração”, expressou Zurab Pololikashvili a José Maria Neves, apelando à promoção das Ilhas, mas também da cultura africana, um importante potencial turístico que carece de visibilidade.

Nesta fase crucial de crescimento, com o país a atingir mais de um milhão de turistas, é fundamental que Cabo Verde continue a contar com a ONU para fazer este caminho de forma sustentável, instou, por sua vez, o Presidente José Maria Neves, que agradece a ONU Turismo por estar ao lado do país.

A passagem do Chefe de Estado pela ONU Turismo ficou marcada pelo descerramento de uma placa, passando este simbólico momento a figurar, a partir de agora, na galeria dos Presidentes que por ali estiveram.

Merece também atenção especial do Chefe de Estado  nesta visita de trabalho a nossa diáspora, José Maria Neves a desdobrar-se em visitas e encontros com as comunidades cabo-verdianas nas regiões de Madrid, Barcelona, Leon e Galiza.

Outro ponto alto da agenda será a participação, em Barcelona, na Conferência das Nações Unidas para a Década dos Oceanos. José Maria Neves estará a Juntar-se a outros Patronos da Aliança da Década do Oceano, parceiros e a comunidade internacional para analisar o caminho já feito e redimensionar as respostas, três anos após a declaração da Década pelas Nações Unida