Um alerta do Presidente da República, hoje, em Conferência de Imprensa, para destacar a importância da preservação do Oceano para se alcançar a sustentabilidade ambiental.
O Chefe de Estado falava à imprensa a propósito da III Conferência da Década do Oceano, que vai promover, enquanto Patrono da Aliança da Década do Oceano, nos dias 7 e 8 de junho, na ilha do Sal.
José Maria Neves lembrou que o mar é cerca de 70 do Planeta e alberca cerca de 97 porcento da água e 50 porcento do oxigénio disponíveis, sendo que, num país insular como Cabo Verde, constituído em mais de 99 porcento por mar, “o mar é, necessariamente, o futuro”.
A Conferência do Sal, que contará na sessão de abertura com a participação, virtual, da Diretora Geral da UNESCO, distingue-se pelo seu carácter internacional e vai juntar líderes, especialistas, académicos, ativistas, ONGs, destacadas personalidades, nacionais e internacionais, para discutir questões cruciais relativas à conservação marinha, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
O Presidente da República espera com a Conferência do Sal, que decorrerá sob o lema “Oceanos sustentáveis, sociedades resilientes. Educar para o futuro”, proporcionar debates, discussões e reflexões e recomendações que ajudem a encontrar melhores caminhos, a aumentar a literacia e o conhecimento dos recursos disponíveis e a enriquecer o processo de formulação de políticas públicas para a gestão sustentável dos oceanos.
Desde o início do mandato, refere-se, o Presidente da República tem priorizado na sua agenda as questões ambientais, desencadeando uma variedade de iniciativas e participado em importantes eventos a nível nacional e internacional, abrindo janelas e oportunidades ao país, que, pela sua insularidade, apresenta especificidades e vulnerabilidades excecionais.
José Maria Neves destaca visitas a patrimónios e parques naturais, projetos de preservação ambiental e infraestruturas marinhas em todo o país, além de contactos com ONGs no quadro da estratégia de sensibilização para a ação climática, a preservação do oceano, a segurança alimentar entre outros objetivos.
A III Conferência da Década do Oceano da Presidência da República segue as Conferências de São Vicente, em junho de 2022, e de Santiago (cidade da Praia) em junho de 2023, altura em que foi nomeado patrono da Aliança da Década do Oceano pela UNESCO (durante a Conferência de Paris) integrando uma lista de 10 personalidades comprometidas com a gestão sustentável dos oceanos.
Acompanhe as declarações do PR aqui na PRTV: