PRs de Cabo Verde e do Senegal querem reavivar comissão mista para reforço de cooperação

12

Nesta curta, mas significativa visita de trabalho do Presidente senegalês a Cabo Verde, os dois Chefes de Estado vincaram o seu compromisso com o reforço das relações de cooperação e amizade entre os dois Estados e povos, daí visarem reavivar a comissão mista criada em 2010.

Áreas como os transportes marítimos, o turismo e o incremento das trocas comerciais estiveram em cima da mesa, assim como a integração das respetivas comunidades nos dois países.

Ao nível da CEDEAO e da política internacional, os dois presidentes abordaram a necessidade de harmonizarem as suas posições, com o Presidente Neves a reconhecer o apoio do Senegal na integração do nosso país na nossa sub-região.

Por seu lado, o presidente Faye, salienta o contributo e o empenho de José Maria Neves na estabilidade e reforço da CEDEAO. Ademais, a segurança dos nossos mares e a problemática da pirataria no golfo da Guiné, o possível cenário da retirada do Mali, Burkina Faso e Níger, com ambos os Chefes de Estado a salientarem a importância de tudo se fazer para que esta não venha a concretizar-se e para que se conclua o processo de transição democrática naqueles países, repondo a normalidade constitucional.

São alguns dos temas abordados no encontro de trabalho, esta manha, entre as delegações e reafirmados na declaração conjunta à imprensa. Confirme aqui, na íntegra: