A Conferência da Década do Oceano, promovida pelo Presidente da República, José Maria Neves, nos dias 7 e 8 de junho, no Sal, sob o lema “Oceanos Sustentáveis: Sociedades Resilientes, Educar para o futuro”, apresenta um programa denso e diversificado (link para download do programa) e promete ricas reflexões entre os participantes, à procura de melhores caminhos em prol da proteção e conservação do ambiente marinho.
A sessão oficial de abertura da Conferência terá lugar ao início da tarde desta sexta-feira, 7, às 14h30, e contará com o Presidente da República, José Maria Neves – Patrono da Aliança da Década do Oceano – e a participação, virtual, da Diretora-Geral da UNESCO.
O evento internacional, que decorrerá no Hotel Hilton, em Santa Maria, arranca, entretanto, já na manhã desta sexta-feira, com uma Sessão para Jovens sobre “O papel dos jovens na conservação dos Oceanos”, sob a moderação da Sra. Deisy de Pina, doutoranda em Ciências da Comunicação com especialização em Comunicação em Saúde, pela Universidade Nova de Lisboa. O momento contará com apresentações de jovens ativistas de Cabo Verde, da Guiné-Conacri e do Brasil.
Entre os temas que estarão em debate durante os dois dias da conferência, destacam-se os painéis sobre “Oceanos sustentáveis, educar para o futuro”; “Os grandes desafios para a sustentabilidade dos oceanos”; “Desenvolvimento económico baseado em recursos oceânicos” e “O papel dos diversos atores na gestão sustentável dos oceanos”.
Dos acalorados debates, reflexões, exposições e partilhas de boas práticas entre líderes, especialistas, académicos, ativistas, ONGs, destacadas personalidades, das ilhas e outras provenientes das diversas partes do globo, esperam-se contributos para soluções inovadoras e compromissos que promovam a melhoria da saúde e sustentabilidade dos oceanos.
Integram, ainda, o programa exposições e exibição de documentários, entre outros materiais ambientais.
A conferência do Sal culmina no Dia Mundial do Oceano, 8 de junho, com uma grande campanha de limpeza, no período da tarde, na zona piscatória de Palmeira (Praia de mar e subaquática), numa conjugação de esforços e vontades para ajudar a salvar o oceano, na linha do lema da efeméride, que este ano interpela à ação – “Incentivar a ação para o nosso oceano e o clima”.
José Maria Neves quer um “djunta mon” de todos em torno da preservação desse grande património natural que é de todos nós!
Como lembrou o Presidente da República na Conferência de Imprensa em que anunciou a Conferência do Sal, “num país insular como Cabo Verde, constituído em mais de 99 por cento por mar, “o mar é, necessariamente, o futuro”. A nível global, salientou o facto de o mar também constituir cerca de 70% do Planeta e albergar cerca de 97% da água e 50% do oxigénio disponíveis, devendo, por isso, merecer o esforço de todos para a sua conservação e proteção.
O Mais Alto Magistrado da Nação tem priorizado as questões ambientais na sua agenda desde o início do mandato, tendo desencadeado uma variedade de iniciativas e participado em importantes eventos a nível nacional e internacional, abrindo janelas de oportunidades ao país e advogando um tratamento diferenciado às ilhas, pela sua condição de insularidade e impactos das alterações climáticas.
Instituída pela Organização das Nações Unidas em 2021, a Década do Oceano, recorde-se, procura reunir partes interessadas em todo o mundo para uma revolução na ciência dos oceanos (“A ciência que precisamos para o oceano que queremos”), e a sua influência nas políticas e atitudes, tendo em vista um oceano funcional, produtivo, resiliente, sustentável e inspirador.
Mais informações a propósito da Conferência da Década do Oceano da Presidência da República de Cabo Verde podem ser encontradas no link:
https://www.facebook.com/profile.php?id=61559012547224&mibextid=LQQJ4d
Para solicitações de entrevistas, imagens ou outros conteúdos, entre em contato:
WhatsApp: 00238 9891302 E-mail: Conferenciaoceanocv@gmail.com
Em breve estará também disponível o site do evento.