Cimeira Coreia-África: José Maria Neves apela à cooperação internacional para a construção de um futuro mais próspero e equitativo para todos.

18

Uma visão de futuro sustentável e inclusivo. Em Seul, na Cimeira inaugural África-Coreia, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, acaba de proferir um discurso inspirador, destacando a importância da cooperação internacional para enfrentar os desafios globais e construir um futuro mais próspero e equitativo para todos.

O Presidente da República Neves enfatizou os impactos, sobretudo, no continente africano, e em Cabo Verde em particular, da pandemia da COVID-19, das mudanças climáticas e das desigualdades socioeconómicas que, aliás, representam desafios interligados que o mundo enfrenta. Daí, ressaltar a importância da solidariedade, do crescimento compartilhado e da sustentabilidade para superar esses obstáculos.

“Acreditamos, firmemente, que o crescimento económico deve ser inclusivo”, afirmou o Presidente, citando os investimentos de Cabo Verde na educação, na inovação e no empreendedorismo como pilares para o desenvolvimento socioeconómico.

Um dos pontos centrais do discurso foi a questão da sustentabilidade. Neves destacou a vulnerabilidade de Cabo Verde, como nação insular, às mudanças climáticas e a necessidade de acelerar a transição para fontes de energia renováveis.

“A Coreia, com a sua tecnologia avançada e vasta experiência, pode ser um parceiro decisivo nesta jornada. Juntos, podemos conceber soluções inovadoras que não só protejam o nosso planeta, mas também promovam um crescimento económico verde e sustentável.”, frisou o Presidente da República.

José Maria Neves também enfatizou a importância da solidariedade e da partilha de melhores práticas entre a Coreia e os países africanos e destacou a trajetória da Coreia como exemplo inspirador de desenvolvimento, tendo expressado a sua esperança de que a Cimeira marque o início de uma nova era de colaboração entre a África e a Coreia do Sul.

Em suma, o discurso de José Maria Neves na Cimeira Coreia-África foi um chamado à ação e à cooperação internacional para construir um futuro mais sustentável, inclusivo e próspero para todos.

Confira o discurso, na íntegra: