Presidência da República promove IIª Conferência sobre a Década dos Oceanos

20

Enquadrada nas ações da Década dos Oceanos, a Presidência da República realiza amanhã, terça-feira, dia 27 de junho, entre as 10h e 12h, na Sala Beijing, a segunda grande Conferência sobre a Década dos Oceanos. O Ato de Abertura será presidido pela Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves.

O encontro, que segue o Colóquio de Mindelo, promovido pela Presidência da República em junho de 2022, terá em destaque a necessidade de proteção dos mares, enquanto fontes de rendimento e de sobrevivência, e as diversas potencialidades que os oceanos representam para a humanidade e para o país, enquanto Estado oceânico.

Em debate estarão dois grandes painéis, nomeadamente “A Economia azul/potencialidades do oceano: desafios e oportunidades para um pequeno Estado insular- o caso de Cabo Verde” e “A década dos oceanos”.

Trata-se de mais uma ação do Chefe de Estado que decidiu associar-se à iniciativa da Década dos Oceanos da Organização das Nações Unidas com a realização de várias atividades junto da sociedade civil, escolas, ONGs, mídia, universidades, entre outros setores chaves para as mudanças que se mostram urgentes e que exigem o engajamento de todos, sem exceção.

Ao declarar 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, sob o lema “A ciência que precisamos para o oceano que queremos”, as Nações Unidas, recorde-se, pretendem sensibilizar e mobilizar os atores públicos, privados, organizações internacionais e da sociedade civil sobre a importância dos oceanos, de modo a agregar todos os esforços que se traduzam em ações que favoreçam a sua saúde e sustentabilidade.

O encontro de amanhã terá em evidência as ambições desta agenda, bem como a necessidade de um trabalho conjunto, e em rede, para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, nomeadamente o ODS 14 – “Proteger a vida marinha”.