PR é nomeado Patrono da Década do Oceano, pela UNESCO

108

Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, acaba de ser nomeado Patrono da Aliança da Década do Oceano, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), depois de responder positivamente a um convite da sua Diretora Geral, Andrey Azoulay.

O anúncio oficial aconteceu ao início da tarde desta terça-feira, 27, em Paris, no âmbito da 32ª Assembleia Geral da Comissão Oceanográfica Internacional da UNESCO (IOC- UNESCO), que decorre entre os dias 21 e 30 do corrente mês de junho, e à qual se associou a IIª Conferência da Década do Oceano da Presidência da República desta manhã.

O Chefe de Estado cabo-verdiano passa, assim, a integrar a lista das 10 personalidades que compõem esta plataforma, juntamente com outros homólogos como Sua Excelência Presidente da República de Portugal, Sua Excelência o Presidente da República dos Seychelles e Sua Excelência o Presidente da República de Palau, de entre outras Altas Personalidades.

O título atribuído ao Mais Alto Magistrado da Nação, no quadro da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030 (Década do Oceano), amplia, assim, o papel e a responsabilidade do país na ação climática global dos oceanos, enquanto pequeno Estado Insular e Nação oceânica.

A Aliança da Década do Oceano é uma plataforma composta por um número restrito de personalidades e/ou instituições que terão a missão de, de forma coletiva e mundial, congregar esforços e estimular a mobilização de fortes investimentos para a implementação desta agenda ambiciosa das Nações Unidas.

Foi criada pela Comissão Oceanográfica Internacional da UNESCO (COI-UNESCO), depois de a mesma ser mandatada pelo Sistema das Nações Unidas para coordenar as ações da Década do Oceano- resultantes de uma agenda que tinha sido definida em 2017, para vigorar entre (2021-2030). 

Neste momento, a Aliança é constituída por 10 Patronos e 18 membros institucionais (conforme consta no link Ocean Decade Alliance – Ocean Decade) que, através das suas redes de influência, apoiam a Década do Oceano.

Confira, no link, abaixo,  o Web Release da UNESCO sobre o anúncio da referida nomeação do PR:

https://www.unesco.org/en/articles/cabo-verde-joins-ocean-decade-alliance

E veja o pronunciamento do Presidente da República, José Maria Neves, à Assembleia Geral da Comissão Oceanográfica Internacional da UNESCO IOC- UNESCO, reunida em Paris, enviado em formato vídeo pela impossibilidade de estar presente no encontro.