Cabo Verde recebe Visita de Estado do Presidente da República Federal da Alemanha

83

A convite de Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, Cabo Verde recebe, na próxima terça-feira, dia 3 de outubro, Sua Excelência o Presidente da República Federal da Alemanha, o Senhor Frank-Walter Steinmeier, para uma Visita de Estado de dois dias, no quadro das relações de amizade, fraternidade e cooperação estabelecidas há longa data entre os dois países.

A visita do Presidente Frank-Walter Steinmeier, a primeira de um Chefe de Estado Alemão a Cabo Verde, com a chegada justamente no Dia Nacional da Alemanha, demonstra a vontade dos dois Chefes de Estado em elevar a um patamar superior a importante cooperação bilateral entre os dois países, vigente particularmente nas áreas económica, científica e de capacitação dos recursos humanos, com foco nas energias renováveis, alterações climáticas, turismo e formação de quadros.

Um dos mais antigos e constantes parceiros do desenvolvimento de Cabo Verde, a Alemanha tem sido, efetivamente, um amigo e firme apoiante do povo cabo-verdiano, inclusivamente desde os idos períodos da Luta de Libertação Nacional, na altura sobretudo sob a ação da própria sociedade civil alemã. Um apoio que se manteve fiel às ilhas também no pós-Independência e edificação do Estado cabo-verdiano, com a receção de jovens cabo-verdianos para formação na Alemanha e o estabelecimento de importantes linhas de cooperação em domínios decisivos como mobilização de água, desenvolvimento rural, energias, sendo pioneiras as experiências em energias renováveis.

A excelência da cooperação entre a Alemanha e Cabo Verde destaca-se, também, no domínio da investigação oceanográfica e atmosférica, com a edificação, em 2006, do Centro de Investigação Oceanográfica do Mindelo. Fruto de uma parceria estratégica entre o Ministério Federal Alemão para a Educação e a Investigação, o GEOMAR Helmholtz – Centro para a Investigação Oceanográfica de Kiel e o Instituto Nacional para o Desenvolvimento das Pescas (INDP), o projeto transformou Cabo Verde num importante parceiro do WASCAL – Centro de Serviços Científicos da África Ocidental sobre Alterações Climáticas e Uso Adaptado da Terra.

Sendo parte dos Observatórios da Série Temporal do Atlântico Norte Tropical Oriental (TENATSO), o Centro de Calhau é atualmente um dos 31 sítios permanentes do Programa Global de Observação da Atmosfera da Organização Meteorológica Mundial. Os dados que produz são um importante contributo para o cumprimento dos compromissos assumidos pelos governos, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

No quadro desta Visita de Estado ao nosso país e em reconhecimento ao seu empenho pessoal em elevar as especiais relações de amizade e cooperação entre a República Federal da Alemanha e Cabo Verde, o Presidente alemão receberá das mãos do Chefe de Estado cabo-verdiano as insígnias da mais elevada condecoração, a Ordem Amílcar Cabral, Primeiro Grau, conforme o Decreto Presidencial no 22/2023, de 19 de setembro. A Visita de Estado de Frank-Walter Steinmeier, que abarca as ilhas de Santiago e São Vicente, inicia-se na quarta-feira com o acolhimento pelo homólogo cabo-verdiano e as Honras Militares no Palácio do Presidente da República, seguindo-se um Tête-a-tête entre os dois Chefes de Estado e um encontro alargado entre as delegações dos dois países. O programa no Palácio do Presidente da República prossegue com a cerimónia de condecoração do Presidente alemão e uma Conferência de Imprensa Conjunta, no Salão 5 de Julho.

Ainda durante a manhã de quarta-feira, o Chefe de Estado alemão recebe as Chaves da Cidade da Praia, nos Paços do Concelho, desloca-se ao Memorial Amílcar Cabral para homenagem com a deposição de uma coroa de flores, é recebido na Assembleia Nacional em Sessão Especial, e efetua uma visita de cortesia ao Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva.

À tarde será promovido um encontro com representantes da Sociedade Civil cabo-verdiana, além de uma visita aos Monumentos e Sítios Históricos da Cidade Velha, Património da Humanidade. À noite, o Presidente alemão será honrado com um Banquete Oficial oferecido pelo Chefe de Estado cabo-verdiano.

O segundo dia da visita do Presidente da Alemanha a Cabo Verde será inteiramente dedicado a São Vicente, com visitas ao Centro Oceanográfico do Mindelo e ao Observatório Atmosférico de Cabo Verde, dois marcos importantes da cooperação alemã.

Na ocasião, os dois Presidentes lançam a Primeira Pedra para a construção do novo edifício do Laboratório do Observatório do Ambiente de Cabo Verde. De seguida visitam o Centro Nacional de Artesanato e Design.

O Chefe de Estado da Alemanha deixa Cabo Verde na tarde de quinta-feira, depois de um encontro restrito com o Presidente da República, no Palácio do Povo, no Mindelo, onde também acontecem os cumprimentos de despedida, com Honras Militares.