A Presidente da República interina representou Cabo Verde na tarde desta sexta-feira, 6, na XXX Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da Europa, sob presidência de Guadalupe, um encontro que se seguiu à apresentação, em Setembro, da nova Estratégia Europeia para as Regiões Ultraperiféricas.
O momento proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre uma maior valorização do posicionamento estratégico destes territórios no contexto europeu e internacional.
A Presidente da República interina, Janira Hopfer Almada, defendeu, na sua intervenção, o reconhecimento jurídico da Macaronésia, que une Cabo Verde, Açores, Madeira e Canárias, como um espaço geopolítico e geoestratégico de relevância para o desenvolvimento sustentável, a segurança marítima e a valorização do Atlântico.
Na qualidade de Membro Observador, a participação de Cabo Verde realçou a importância da Parceria Especial com a União Europeia para o país e a importância estratégica atribuída à aproximação às Regiões Ultraperiféricas.
Num mundo marcado por crescentes desafios geopolíticos, os territórios insulares assumem um papel cada vez mais importante na promoção da estabilidade, da conectividade e da paz.
Na sua intervenção, a Presidente interina recordou, ainda, que os Pequenos Estados e Territórios Insulares estão entre os mais afetados pelas consequências das mudanças climáticas, apesar de serem dos que menos contribuem para a poluição global.
O apelo encontrou eco entre os participantes, que também sublinharam a necessidade de respostas reforçadas face aos desafios atuais impostos pelo contexto internacional e pelas alterações climáticas.
Em 2027, Cabo Verde e a União Europeia irão celebrar 20 Anos de Parceria Especial.
O encontro constituiu, assim, uma importante oportunidade para partilha de visões e construção de respostas conjuntas para desafios comuns, num contexto marcado por profundas transformações geopolíticas, económicas e ambientais.
No final, a presidência da Conferencia dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, foi transmitida para a Madeira.



