
O Presidente da República, que tem reiterado a centralidade da juventude no processo de desenvolvimento nacional, recebeu, na manhã de hoje, o Presidente da Federação Nacional dos Estudantes e do Desporto Universitário de Cabo Verde (FNEDU), Alector Timas, que, para além de apresentar os cumprimentos de Ano Novo ao Mais Alto Magistrado da Nação, deu a conhecer dois projetos da FNEDU com vista à criação de mais espaços de promoção e engajamento da juventude, permitindo-lhes dar um “contributo direto” no processo de desenvolvimento de Cabo Verde.
Trata-se das iniciativas Parlamento dos Jovens Cabo-verdianos e “Presidente Por Um Dia”, ambas orientadas para o reforço da cidadania ativa e da participação juvenil.
Após a audiência com o Presidente da República, José Maria Neves, Alector Timas afirmou à imprensa que o Chefe de Estado manifestou abertura e recetividade em apoiar as duas iniciativas. Contudo, tendo em conta a proximidade das eleições legislativas, o jovem dirigente considera não ser oportuno, neste momento, avançar com a materialização do Parlamento dos Jovens Cabo-verdianos.
Relativamente ao projeto “Presidente Por Um Dia”, Alector Timas indicou que a iniciativa poderá arrancar ainda este ano, com o objetivo de proporcionar a jovens a oportunidade de acompanhar, durante um dia, o Presidente da República, permitindo-lhes conhecer e compreender melhor o papel e a importância da figura do Mais Alto Magistrado da Nação.
O Presidente da FNEDU apontou ainda a limitação financeira como um dos principais desafios da Federação, apelando a um maior apoio por parte das autoridades competentes, nomeadamente do Instituto da Juventude e do Desporto, para possibilitar a participação de atletas universitários cabo-verdianos em competições internacionais de desporto universitário.
Por fim, Alector Timas apelou igualmente a apoio financeiro que lhe permita estar presente na cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais da All-Africa Students Union (União dos Estudantes Africanos – AASU), organização para a qual foi recentemente eleito como membro dos seus órgãos sociais.
O Presidente da República tem reiterado a centralidade da juventude no processo de desenvolvimento nacional, defendendo a sua participação ativa, informada e responsável na vida democrática do país. Exemplo disso foi o destaque dado à juventude na última Semana da República, que versou o tema “Novas Vozes, Novos Caminhos”, dedicado à Geração Z, tendo integrado encontros, diálogos e debates com jovens, num exercício de escuta ativa e de valorização das novas vozes, que o Chefe de Estado considera determinantes para a inovação, a cidadania ativa e a construção de um futuro mais inclusivo para Cabo Verde.


