Patrono da Década do Oceano

Presidência da República de Cabo Verde

Ao Serviço da nação CaboVerdiana, Promovendo o desenvolvimento sustentavel e a proteção dos nossos oceanos para as futuras gerações.

PR reforça apelo à valorização da língua materna e exalta a crioulidade como exemplo de diálogo e reciprocidade entre povos num mundo altamente crispado

O Presidente da República, José Maria Neves, destacou a importância da preservação da memória coletiva e da valorização da língua materna na promoção da identidade e cultura cabo-verdianas, durante a abertura das “Jornadas Científicas e Culturais: O Património da Cidade Velha e a Identidade Nacional”. Neves sublinhou que a língua é um traço essencial da cultura e identidade de um povo, e apresentou Cabo Verde e a crioulidade como modelos de convivência e entendimento entre os povos.

O Presidente também destacou a necessidade de um estatuto especial para a Cidade Velha, enquanto Património da Humanidade, para a sua proteção, através da colaboração entre governo, comunidades locais, especialistas e organizações internacionais.

Como Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural de África, Neves anunciou a intenção de organizar uma Cimeira da Crioulidade em 2025. Encerrando o seu discurso, apelou à responsabilidade coletiva na preservação da cultura e do património histórico do país, instando a juventude a apropriar-se desse legado.

Veja o discurso, na íntegra e/ou leia-o no link por baixo do vídeo:

https://presidencia.cv/arquivo/12422

A Presidência da Republica de Cabo Verde dedica-se  ao serviço da nação, promovendo o desenvolvimento sustentável e liderando iniciativas globais de conservação dos oceanos através do seu papel como Patrono da Aliança da Década do Oceano.

Contactos

© 2025 Presidência da República de Cabo Verde. All Rights Reserved.