O Presidente da República, José Maria Neves, inicia, nesta segunda-feira, 3 de novembro, uma jornada de trabalho nas ilhas atingidas pela tempestade Erin de 11 de agosto.
O Chefe de Estado deslocar-se-á aos locais mais afetados nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, com o propósito de observar, in loco, a situação atual das comunidades e inteirar-se do andamento dos trabalhos de recuperação em curso.
Após ter visitado a ilha de São Vicente poucos dias depois do temporal — numa primeira manifestação de solidariedade para com as famílias, instituições, propriedades privadas e comunidades mais atingidas — e de ter procedido a uma observação preliminar dos danos registados, o Presidente da República regressa agora à ilha para dar seguimento e inteirar-se das respostas às necessidades anteriormente identificadas.
A jornada inicia-se, entretanto, por Santo Antão, onde o Chefe de Estado visitará, nesta segunda-feira, 03 de novembro, a empresa “Águas de Porto Novo”, fortemente impactada pela tempestade, e deslocar-se-á a localidades particularmente afetadas, como Jorge Luís, Chã de Branquinho e Martiene, para tomar conhecimento direto dos estragos provocados pelas chuvas e acompanhar o arranque das obras de habitação social, bem como das intervenções em infraestruturas hídricas.
A agenda na ilha contempla ainda a realização de uma palestra subordinada ao tema “Poder Local, Resiliência e Desafios”, a ter lugar na Praça da Câmara Municipal do Porto Novo, para uma reflexão sobre a importância das autarquias na promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo, como o poder mais próximo das pessoas.
Em São Vicente, estão previstas visitas — na terça e quarta-feira, 04 e 05 de novembro — à Aldeia Piscatória de Calhau, bem como às zonas comerciais da Avenida 12 de Setembro e da Rua de Coco, onde diversos estabelecimentos foram severamente afetados. O Presidente da República manterá, igualmente, encontros autoridades locais e com o Bispo da Diocese de Mindelo.
Em São Nicolau, o programa contempla, entre os dias 5 e 8 de novembro, deslocações a zonas atingidas pelas chuvas, como o Estádio Municipal e a Estância de Brás, bem como encontros com as comunidades piscatória de Carriçal e agrícola de Fajã.
Ainda em São Nicolau, o Chefe de Estado condecorará, no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, algumas individualidades e grupos emblemáticos da ilha.
Esta deslocação inscreve-se no esforço do Mais Alto Magistrado da Nação de acompanhamento próximo e contínuo às dinâmicas socioeconómicas e ambientais, com o objetivo de mobilizar vontades e sinergias para o desenvolvimento e a resiliência das comunidades, reafirmando o seu compromisso com a coesão territorial e com a promoção de respostas céleres e eficazes às necessidades da população.


