A Seleção Sénior Feminina de Futebol, comandada por Silvéria Nédio, está prestes a fazer história, buscando a tão ambicionada primeira qualificação para a Copa de África das Nações (CAN).
Nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, as nossas “Tubarões Azuis” enfrentam a congénere do Mali, no Estádio Nacional (Shark Arena), naquele que é o primeiro de um confronto duplo crucial. O jogo da segunda mão está marcado para 28 de outubro, em Bamako.
Na antecâmara deste desafio decisivo, o Presidente da República, José Maria Neves, junta-se à forte corrente de esperança de todo o povo cabo-verdiano, apelando a uma onda de vibrações positivas e apoio incondicional para as atletas.
O Presidente Neves sublinha a importância deste feito, que representaria um enorme passo para uma seleção cuja história é recente, tendo realizado o seu primeiro jogo de sempre — um amigável frente à Guiné-Bissau — apenas a 16 de novembro de 2018.
“N kré pidi nhos, ken ki tem kondison di bai kampu y nu fazi kel korenti di enerjia y nu apoia nos seleson. Kezotu, na tudu ilha y na Diáspora, nu fazi um grandi korenti di amizadi, nu da és atleta di ‘Tubarões Azuis’, sima nu fazi ku seleson maskulinu di futebol, pa nu ganha, pa Kabu Verdi ganha, pa nu bai CAN y pa nu kontinua ta fazi um Kabu Verdi Grandi!”, apelou José Maria Neves.
A qualificação não só significaria mais um feito histórico para o desporto nacional, como também colocaria o futebol feminino cabo-verdiano, de vez, no mapa africano e mundial, e as atletas precisam do apoio total de todas as cabo-verdianas e todos os caboverdianos.


