MENSAGEM DIA NACIONAL DOS PESCADORES

15

5 de fevereiro

Neste dia nacional dos pescadores, quero expressar o meu apreço a todos os destemidos homens e mulheres do mar, que sob condições adversas, lutam incansavelmente, para levar o pescado à nossa mesa e garantir o sustento das suas famílias. Os vossos esforços têm sido fundamentais para a segurança alimentar e nutricional de Cabo Verde, bem como o seu desenvolvimento durável.

Aproveito a ocasião para render homenagem a todos os que escolheram esta nobre profissão de enfrentar o mar em busca do seu sustento. A minha profunda gratidão e reconhecimento por cada um de vós, cujo trabalho árduo contribui, significativamente, para o desenvolvimento desta nação.

Ciente dos enormes desafios que enfrentam no vosso labor, exorto a todos os intervenientes no setor das pescas a unirem esforços, para ultrapassarmos os obstáculos que ainda persistem. Só através da cooperação poderemos implementar melhorias significativas e garantir um futuro mais promissor para a comunidade pesqueira. Neste sentido, é fundamental trabalharmos juntos para que os pescadores tenham mais e melhores infraestruturas e equipamentos de pesca, melhores condições de acesso ao financiamento, uma maior valorização do capital sociocomunitário, mais e melhor serviço de saúde e segurança social, dentre outros.

Nesta ocasião marcante, eu, enquanto Patrono da Aliança da Década do Oceano, reitero a minha disponibilidade para, juntamente com todos os parceiros nacionais e internacionais, promover a melhoria da literacia oceânica. O mar e todos os recursos marinhos precisam de ser protegidos, mas só conhecendo melhor estaremos em condições de protegê-los.

Vamos trabalhar juntos para proteger as nossas águas, garantindo a sustentabilidade das atividades pesqueiras e preservando a rica biodiversidade que o nosso oceano abriga.

Parabéns a todos os pescadores de Cabo Verde!