Presidência na Ilha da Boa Vista arranca esta terça-feira

15

É já esta terça-feira, dia 19 de março, o arranque da Presidência na Ilha da Boa Vista, de Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, em mais uma agenda de proximidade com contactos diretos com a população das diferentes localidades, as autoridades locais, a sociedade civil e cidadãos da ilha.

A Presidência na ilha da Boa Vista começa com uma visita de cortesia ao Presidente da Câmara Municipal, às 10h00, seguida de uma reunião de trabalho com a equipa camarária.

Já de seguida, o Chefe de Estado privilegia contactos diretos com a população de Sal Rei e uma visita ao Centro de Dia da cidade.

A tarde do primeiro dia da Presidência na Ilha da Boa Vista será dedicada, a partir das 14H30, à zona Norte da Boa Vista, com visitas à Queijaria Comunitária, a jovens e mulheres empreendedores, associações comunitárias, agricultores e criadores nas localidades de Bofareira, João Galego e Tarafes.

Ainda durante a tarde, o Mais Alto Magistrado da Nação fará uma homenagem ao Antigo Presidente da República Aristides Pereira, com a deposição de uma Cora de Flores na campa daquele que foi o Primeiro Chefe de Estado cabo-verdiano.

O Dia, que é também dedicado a São José e aos pais, será encerrado com a participação na Missa em honra ao Santo, em Tarrafes.

Na quarta-feira, o segundo dia da Presidência na Ilha, será preenchido com um intenso programa ambiental, no quadro das ações do Presidente da República enquanto Patrono da Década dos Oceanos e Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural de África.

Entre as atividades, que também inauguram a série Pré-eventos da Terceira Conferência dos Oceanos da Presidência da República, destacam-se uma Palestra sobre a “Diversidade e importância dos tubarões para um oceano saudável”, a ser proferida pelo doutorando Jaquelino Varela, na Escola Secundária da Boa Vista, visitas ao Museu de Arqueologia Aquática, ao Porto, ao Ilhéu Sal Rei, ao Projeto Desplastificar Bubista e ao Abrigo de Contentores. Na mesma linha, o Presidente da República encontra-se com pescadores e fará uma visita à Biblioteca Municipal.

Ainda no segundo dia desta estada na Boa Vista, José Maria Neves fará a apresentação da obra “No ofício do Bem Comum” e terá uma Conversa Aberta com a população de Sal-Rei.

No dia 21 de março, o Chefe de Estado visitará algumas obras em curso na Boa vista, antes de se deslocar aos povoados de Estância de Baixo, Rabil e Povoação Velha, além do bairro da Boa Esperança, para inteirar-se das condições de vida das famílias e sentir o pulsar dos diferentes setores de atividade da ilha. Ao final da tarde, José Maria Neves reúne-se com as comunidades imigradas na Boa Vista.

No dia 22, o último Dia da Presidência na Boa Vista, estará em destaque o sector do turismo, uma das alavancas de desenvolvimento da ilha e do País, com visitas ao Aeroporto Aristides Pereira, a unidades hoteleiras e empresas que abastecem os hotéis.

Durante a sua estada na Boa Vista, o Chefe de Estado também concede audiência e visita a Rádio Comunitária Voz d`Bubista, em Sal Rei.

Serão, assim, quatro dias de um intenso e diversificado programa, com foco na situação socio-económica das famílias e das mulheres em particular, no agronegócio, nas pescas e na proteção, valorização e sustentabilidade ambiental, no turismo, assim como os setores da saúde e da educação, além da comunidade imigrada, que apresenta uma forte concentração na Boa Vista.

A “Presidência na Ilha”, recorde-se, foi inaugurada pela Presidência da República em março de 2022, com a primeira edição na ilha de São Vicente, e tem permitido uma nova forma de relacionamento do Presidente da República com as populações das diferentes regiões do país, que, periodicamente e sem a barreira da insularidade, ou seja, no seu local de residência, têm acesso direto e facilitado ao mais alto representante do Estado.

Este novo exercício da magistratura ditou também uma nova forma de relacionamento com o poder local, que encontra no Presidente da República um forte entusiasta e promotor.