PR destaca importância de parcerias sólidas para impulsionar desenvolvimento

25

O Presidente da República, José Maria Neves realçou, esta segunda-feira, a necessidade de parcerias robustas para alavancar o desenvolvimento de Cabo Verde nos diversos setores, apontando o projeto do Golden Tulip Mindelo Hotel, como um exemplo de perseverança, ousadia e de como é possível pensar grande e fazer coisas grandes, insistindo mais uma vez na necessidade de o país apostar cada vez mais na qualidade, na excelência e na celeridade dos processos.

O Presidente Neves acredita no potencial deste projeto para trazer mais emprego e desenvolvimento para a ilha de São Vicente, tendo aproveitado a ocasião para reforçar o apelo, também, no sentido de se continuar a insistir num ambiente favorável aos negócios, sobretudo, na redução das burocracias. “Temos de trazer uma nova velocidade. 50 anos depois temos a obrigação de ir mais depressa, senão ficamos pelos anúncios e proclamações e, 10/15 anos depois, perdemos a esperança e a oportunidade de realizar os investimentos”, refletiu.

E acrescenta que “Se tivermos uma vontade firme de empoderar o setor privado e estabelecer parcerias nacionais e internacionais, conseguiremos rapidamente ultrapassar 1,2 milhões de turistas e avançar no desenvolvimento de Cabo Verde.”

Tanto os promotores, Rosário e Novais como o Presidente da República recordaram o longo percurso deste projeto que demorou cerca de 10 anos na forja, tendo o Chefe de Estado confessado que chegou a perder a esperança na sua materialização, mas que, felizmente, os dois empresários cabo-verdianos nunca perderam a fé e o entusiasmo.

O futuro complexo turístico incluirá um hotel quatro estrelas com 217 quartos, explorado pelo Grupo Louvre, e uma sala de conferência multiuso chamada “Opera Cise”, com capacidade para até 507 pessoas sentadas. O complexo também contará com uma vertente de animação cultural à noite nos fins de semana e um casino. O investimento total previsto é de 36 milhões de euros, com 29 milhões financiados pelo grupo Yunus Invest.