PR realiza intensa agenda bilateral à margem da Cimeira da Década dos Oceanos

7

PR realiza encontros bilaterais à margem da Cimeira da Década dos Oceanos para reforço da cooperação com entidades e organismos internacionais

Num dia de intensos contatos com várias personalidades e instituições, à margem da sua participação na Conferência da Década do Oceano 2024, o Presidente da República manteve, na manhã desta quarta-feira, um frutífero encontro com a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, abrindo perspetivas para o reforço da cooperação do país com a organização visando, particularmente, o desenvolvimento da economia azul, nesta Década do Oceano.
A Diretora-Geral demostrou total disponibilidade para apoiar o Chefe de Estado no seu mandato enquanto Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural de África e Patrono da Aliança da Década dos Oceanos.
Assente ficou também a participação de uma delegação da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO na Conferência da Década do Oceano a ser promovida pela Presidência da República, em junho, na ilha do Sal.
Entre os setores com forte potencial para o reforço de parcerias Cabo Verde Unesco, José Maria Neves destacou a formação e investigação, as pescas, as indústrias ligadas à produção de medicamentos e a produção e dessalinização de água para agricultura.

Na mesma linha, o Presidente da República, José Maria Neves, também se reuniu, à margem da Conferência da Década do Oceano, em Barcelona, com o Príncipe Soberano do Mónaco, Albert II, com vista a uma cooperação entre os dois países em domínios de interesse comum, nomeadamente os oceanos.
Os dois Patronos da Aliança da Década do Oceano perspetivaram uma cooperação particularmente na área da investigação científica e formação no domínio do mar.
José Maria Neves deixou ao Príncipe o convite para uma representação do Principado do Mónaco na 3ª Conferência da Década do Oceano, a ser realizada pela Presidência da República em junho, no Sal.

De seguida, José Maria Neves também reuniu-se com a Diretora-Geral do Geomar, a senhora Katja Matthes, tendo na agenda o alargamento da cooperação para a região africana. Uma possibilidade que se abre também no quadro da Agenda de José Maria Neves enquanto Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural de África e Patrono da Aliança da Década dos Oceanos.
O encontro foi também uma oportunidade para partilha de projetos do Geomar que beneficiam Cabo Verde, com destaque para uma expedição cientifica nos mares das Ilhas, em março de 2025.
O centro alemão também confirma participação na Conferência da Década do Oceano da Presidência da República de junho, no Sal, com uma missão integrada por estudantes do programa Wascal, do Geomar em São Vicente.
Ainda nesta quarta-feira, o Mais Alto Magistrado da Nação manteve um encontro com a Chefe da Atlantic Cooperation Initiative dos EUA, a Embaixadora Jessye Lapenn, com quem abordou os grandes desafios relacionados à segurança no corredor atlântico e a estratégia necessária para a manutenção da paz na região.
Ambos concordam em como Cabo Verde poderá desempenhar um papel importante nesta matéria, pela sua posição geoestratégica e a sua capacidade de liderança.
Mereceram também a atenção dos dois responsáveis o 3° Compacto do Milleniun Challenge Account, voltado para a integração regional e para o qual Cabo Verde foi recentemente selecionado, além de programas de desenvolvimento ligados, sobretudo, à economia azul.