Este terceiro painel da Conferência da Década do Oceano do Presidente da República, moderado pela Presidente da Ring Capital, a antiga ministra francesa, com ascendência cabo-verdiana Elisabeth Moreno, chamou a atenção para a necessidade de se garantir a proteção dos oceanos, face às múltiplas ameaças, para a sua sustentabilidade.
O painel permitiu reflexões profundas a partir das comunicações à volta de temáticas como “O Turismo Azul e o desafio da sustentabilidade nos Pequenos Estados Insulares: o caso de Cabo Verde”, proferida pelo economista e consultor Avelino Bonifácio e “A sustentabilidade e potencial da economia azul”, pelo Professor Doutor João Brito, da UNI-CV.
Merecem também destaque a apresentação dos “Instrumentos inovadores e financiamento dos Oceanos”, pela diretora do Departamento de Ambiente, Recursos Naturais e Economia Azul, do Banco Mundial, Ellysar Baroudy.
Outro ponto digno de realce foi a intervenção da FAO no desencadeamento dos recursos oceânicos a partir do financiamento para a transição ecológica e a sustentabilidade da economia azul.
A especialista da organização, Paula Anton, destacou as potencialidades de Cabo Verde para desenvolver as energias renováveis, a partir de recursos como o vento e as ondas marinhas.
No final, a economista, escritora, Madalena Neves, ela que foi ministra de várias pastas, entre as quais a tutela da agricultura e do ambiente, apresentou o “Potencial do Oceano/Mar na dinamização e valorização da Cultura” e as diversas formas de expressão artística, com destaque para a música e a poesia.
Cabo Verde sobressaiu como um exemplo para o mundo, sendo esta iniciativa do Presidente da República um importante contributo na advocacia global para a preservação dos oceanos e todo ambiente marinho e costeiro.