Os debates e reflexões deste painel, já ao início desta tarde, pôs em evidência a necessidade e importância de se trabalhar juntos para se alcançar as metas estabelecidas pela Aliança da Década do Oceano.
O painel permitiu a abordar importates temáticas, como “As implicações do Tratado do Alto Mar nas organizações da sociedade civil”, feita pelas representantes da Ocean Voices e da Cross- Regional Lead for Capacity Building Iniciative for SIDS.
” A monitorização e Integração da comunidade local e conservação Costeira”, pelo investigador Jaquelino Varela, da Universidade de Lisboa, ” As práticas das ONG’s na protecção dos Oceanos, pelo Coordenador da TAOLA+, “Porque é fundamental determinar a captura acidental de megafauna marinha?”, pelo Professor Doutor Jacob Gonzalez- Solis, da Universidade de Barcelona, foram outros temas debatidos.
Já a terminar, Leila Neves apresentou ” O Comité Nacional da Década do Oceano” e as ações que vêm sendo implementadas em representação deste “Pequeno Estado Insular mas um Grande Estado Oceânico”.
À tarde, uma mega campanha de limpeza, na Praia e no fundo do mar da zona piscatória da Palmeira, encerra a III.a Conferência da Década do Oceano do Presidente da República, numa demonstração prática de ações que salvam o oceano.
As conclusões, recomendações e compromissos assumidos nestes dois dias de debates intensos estarão espelhados na Declaração do Sal, a ser apresentada logo depois da Campanha de limpeza, ao final desta tarde, “por uma nova geração azul”.
O encerramento do evento, presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves, acontece também na zona da Palmeira e contará com a intervenção da Representante da FAO em Cabo Verde.