O Presidente da República, José Maria Neves, inaugurou esta quarta-feira a primeira Unidade de Reciclagem de Plástico da Caboplast, na cidade da Praia, enaltecendo a sua importância para o ambiente e para a economia, pois “transforma lixo em riqueza” e combate a poluição marinha. Na ocasião, Neves lançou um alerta urgente sobre o risco de catástrofes face à ocupação desordenada nas cidades, com o Chefe de Estado a apelar para a construção imediata de barragens para evitar que se repita o ocorrido a 11 de agosto em São Vicente.
José Maria Neves classificou o novo empreendimento, que gera empregos e produz bens essenciais como contentores e material escolar a partir do plástico, como um “grande avanço e um grande ganho” para a economia circular e a sustentabilidade.
O PR sublinhou a ligação entre a reciclagem e a proteção do oceano, citando a poluição na ilha de Santa Luzia e anunciando uma visita ao local para sensibilizar os cidadãos.
Na ocasião, o Chefe de Estado alertou para o perigo das cheias face à combinação de chuvas fortes e a ocupação desordenada, que constitui uma “mistura bastante perigosa”, que pode “levar tudo por água abaixo”, inclusive as conquistas no saneamento.
O Prezidente defendeu que a construção “imediata e urgente de barragens” em todas as ribeiras a montante das cidades é a solução de recurso mais óbvia para ganhar tempo e evitar novas tragédias.
Confira o discurso, na íntegra, em video e na forma escrita pelo seguinte link:
Discurso de Sua Excelência Presidente da República, por ocasião da inauguração da Unidade de Reciclagem de Plástico da Caboplast